A Globo demorou para confirmar que vai produzir uma nova versão de Vale Tudo (1988), grande clássico da teledramaturgia brasileira. Mas, na última semana, o canal finalmente tornou públicas várias informações sobre a obra, que substitui Mania de Você no ano que vem.
Na mesma semana, a autora Manuela Dias concedeu uma entrevista que deu o que falar, e a emissora confirmou vários nomes que estarão no elenco da nova produção. Assim, Vale Tudo já é uma realidade e as expectativas estão lá em cima.
Mas é fato que a Globo corre riscos ao decidir pelo remake do clássico de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères. Além da inevitável comparação entre as duas versões, a emissora ainda precisa lidar com críticas aos atores escolhidos e até mesmo com o fato de Vale Tudo ofuscar Mania de Você, que segue com baixos índices de audiência.
+ Fora do SBT? Marcão do Povo deixa apresentação do ‘Tá Na Hora’ e explica motivo
Atualização polêmica
Em entrevista à Folha de S. Paulo, a autora Manuela Dias confirmou que pretende atualizar a obra, modificando vários pontos da novela original. “Apontar defeitos do Brasil era uma subversão [em 1988]. Não é mais. Não é sobre o que é construtivo ou depreciativo. É sobre o que é subversivo. Com essa postura hipercrítica, Gilberto [Braga] estava mostrando a cara do Brasil naquele momento. Mas a cara do Brasil mudou, então ela não faz mais sentido”, afirmou.
Este e outros pontos defendidos por Manuela Dias tiveram uma enorme repercussão negativa. Muita gente entendeu que a autora pretende dar menos espaço à crítica social e política da novela e reduzi-la a uma contenda entre mãe e filha – Raquel (Taís Araújo) e Maria de Fátima (Bella Campos).
É fato que a nova versão precisa ser livre para seguir rumos diferentes da original. Porém, sempre existe o temor de que o cerne da história acabe ficando apagado, já que vivemos tempos mais politicamente corretos.
Escalação
Nessa semana, a Globo confirmou vários nomes do elenco da nova versão de Vale Tudo. Além de Taís Araújo e Bella Campos, o canal anunciou Debora Bloch (Odete Roitman), Cauã Reymond (César), Renato Góes (Ivan) e Malu Galli (Celina), entre outros.
De longe, a escalação de Bella Campos foi a que rendeu mais críticas junto ao público na web. Muita gente torce o nariz para a atriz por conta de seu trabalho em Vai na Fé (2023), já que a mocinha Jenifer era considerada “chata”.
É cedo para uma conclusão, afinal, é preciso ver a atriz em cena para sabe se a escalação foi certeira ou não. Mas é fato que Maria de Fátima é a personagem mais importante da novela, já que é a vilã quem movimenta a história e une todos os núcleos. Gloria Pires, intérprete original da personagem, já era uma atriz experiente quando a viveu. Já Bella Campos ainda tem pouco tempo de estrada. Ela terá um baita desafio!
+ Aguinaldo Silva celebra reprise de Roque Santeiro: “novela na veia”
Trama atual ofuscada
Por fim, a Globo ainda precisa lidar com o fato de que o anúncio de Vale Tudo vem ofuscando Mania de Você, atual cartaz da faixa das nove. Há todo um frisson em torno do remake, o que faz da história de João Emanuel Carneiro um mero “tapa-buracos”.
Mania de Você acabou virando “sala de espera” para Vale Tudo, o que a prejudica. Curiosamente, a Globo cometeu o mesmo erro há alguns anos, quando anunciou o remake de Pantanal (2022) ainda antes da estreia de Um Lugar ao Sol (2021).
Com isso, a história de Lícia Manzo foi deixada em segundo plano, enquanto notícias sobre Pantanal pipocavam na imprensa e na própria programação da Globo. Não por acaso, Um Lugar ao Sol bateu recordes negativos de audiência no horário. E Mania de Você, infelizmente, vai pelo mesmo caminho…
**As críticas e análises aqui expostas correspondem à opinião de seus autores