Solano (Murilo Rosa) quer desvendar a verdade sobre o passado negro de Max (Lima Duarte). Para isso, precisa remexer a caixa com as cartas de Antoninha (Regina Duarte) para ver se existe mesmo uma carta em que Max confessa seu crime na mina de cristal. Mas antes ele precisa passar por Mariquita (Laura Cardoso), que guarda a caixa a sete chaves.
Solano percebe sua avó na sala das Antoninhas e a fica observando. O amor do gaúcho pela velhinha é tão grande que, por alguns instantes, ele se esquece de seu objetivo e fica só, comovido, assistindo a Mariquita bordar.
Assim que Mariquita mexe no pano, Solano nota a caixa, que estava sob a costura, e deixa escapar: “A senhora achou!”. Mariquita, que não havia percebido a presença do neto até então, se assusta: “Solano?!”.
“As cartas, vó Mariquita!”, aponta ele para a caixa. Em seguida, dá um beijo na avó e agradece: “Eu sabia que a senhora ia acabar se lembrando!”. Alheia ao que o neto está falando, Mariquita diz: “É, uma caixa muito bonitinha! Muito bonitinha… Tu quer a caixa? Pode ficar! Eu deixo…”. De repente, ela se esquecera sobre os segredos que a caixa guarda.
A cena vai ao ar na quarta, dia 2/3.