Em cartaz desde meados de maio de 2018, ‘As Aventuras de Poliana’ iniciou-se batendo sucessivos recordes de audiência no SBT não vistos nem mesmo quando havia colocado em cartaz o primeiro remake infantil, com ‘Carrossel’, responsável por reinventar a teledramaturgia da rede da Anhanguera.
+ Iris Abravanel entrega destino da nova temporada de ‘As Aventuras de Poliana’
No entanto, a realidade hoje é outra, e com uma história arrastada, o folhetim assinado por Íris Abravanel e estrelado por Sophia Valverde sofreu com uma queda drástica no público, obtendo médias abaixo dos dois dígitos com grande frequência.
+ Espichada até 2021, atores ‘abandonam’ elenco da novela ‘As Aventuras de Poliana’
Com previsão de término apenas para meados de 2021 após decreto de Silvio Santos, o enredo ainda precisará ter muito fôlego pela frente, e mesmo com a queda constante no Ibope da Grande São Paulo, o folhetim ainda alcança média geral suficiente para se tornar a segunda maior audiência do horário das 20h30 desde meados de 2012. Com 11,9 pontos, ‘Poliana’ fica à frente de ‘Carinha de Anjo’, ‘Cúmplices de um Resgate’ e ‘Chiquititas’, que marcaram 10,4, 10,9 e 10,8, respectivamente.
Porém, quando comparado, por exemplo, entre o mês de dezembro de 2018 e 2019, a queda foi de pouco mais de 22,7% na média, visto que a audiência foi de 10,9 e 8,4, no mesmo período de exibição. Em maio de 2018, a média mensal da obra era de 14,6, e até o presente momento, a trama soma 9,1 pontos em janeiro de 2020: uma queda de 37,6%.
+ Fugindo de desgastes na dramaturgia, SBT tenta emplacar grande parceria nos cinemas
A segunda temporada segue firme e forte, e segundo informações concedidas pelo colunista Flávio Ricco, do portal UOL, a emissora avaliava a desistência perante o cenário, visto que os custos de produção em ambos casos sairiam no mesmo valor. Diante de tamanha repercussão, a própria emissora negou, por meio da sua assessoria de imprensa, os rumores de que estaria cogitando desistir do planejamento.