“Rainha” da faixa das sete da Globo, a autora Rosane Svartman assinou os sucessos Totalmente Demais (2015), Bom Sucesso (2019) e Vai na Fé (2023). Essas três novelas não só registraram ótima audiência, como também trouxeram heroínas populares, que caíram nas graças do público.
Habilidosa criadora de mocinhas, Rosane Svartman deve emplacar mais uma em sua próxima novela, que vai substituir Volta por Cima em 2025. Com o título provisório de Dona de Mim, o folhetim será protagonizado por uma babá.
De acordo com Carla Bittencourt, colunista do Portal Leo Dias, a personagem se chama Leona, mas é conhecida como Leo. Ela se torna babá por acaso de Sofia, uma garota que pertence a uma família da elite carioca decadente.
+ Elenco de ‘Vale Tudo’ “mostra a sua cara” no Upfront Globo
As mocinhas de Rosane Svartman
Depois de escrever temporadas de Malhação bem-sucedidas, Rosane Svartman estreou no horário das sete da Globo, ao lado de Paulo Halm, com Totalmente Demais. A novela girava em torno de Eliza (Marina Ruy Barbosa), uma menina de rua que se transforma numa modelo de sucesso.
Na sequência, Rosane e Paulo emplacaram Bom Sucesso, que contava a história de Paloma (Grazi Massafera). A protagonista era uma costureira apaixonada por literatura, que acaba se tornando grande amiga de Alberto (Antonio Fagundes), um editor de livros à beira da morte.
Depois, Rosane Svartman assinou sozinha Vai na Fé. Desta vez, a heroína era Sol (Sheron Menezzes), uma vendedora de quentinhas que vê sua vida se transformar ao virar dançarina do cantor Lui Lorenzo (José Loreto).
+ Vale Tudo: ‘Nova’ Heleninha deixará de ser ‘pinguça’ e ganhará um tom mais sóbrio
Nova Vai na Fé
As novelas de Rosane Svartman se caracterizaram não apenas pelas mocinhas fortes e populares, mas também pelo folhetim bem armado e pela incursão de temas contemporâneos sem tom panfletário. Isso deve se repetir em Dona de Mim.
A autora promete discutir vários assuntos que estão na ordem do dia, como adoção, saúde mental, violência urbana e meio ambiente. Assim como Vai na Fé, a música deve estar bastante presente.
A nova novela também deve ter um núcleo formado por praticantes de artes marciais. Por fim, a trama discutirá envelhecimento e solidariedade. Mas a ideia é abordar tudo com humor e sensibilidade, bem de acordo com o horário.
Colaborou: André Santana