Chiquititas sofrem uma grave tentativa de assalto no orfanato Raio de Luz liderada pelo trombadinha Paçoca (Rafael Miguel). As cenas vão ao ar nos capítulos desta segunda (7 de outubro) e terça-feira (8 de outubro), na novela Chiquititas, do SBT.
Após descobrir que os antigos moradores de rua – Pata (Julia Olliver), Mosca (Gabriel Santana), Binho (Gui Vieira) e Rafa (Filipe Cavalcante) – moram no orfanato Raio de Luz, Paçoca decide assaltar o lugar durante a noite, mas antes planeja tudo com sua quadrilha, que é formada por outros três trombadinhas.
As chiquititas assistem a um filme de terror com a zeladora Ernestina (Carla Fioroni) na sala do orfanato quando escutam um barulho no terraço. Todos se assustam. Ernestina decide verificar o que é o barulho enquanto as crianças continuam a ver o filme. Na parte de fora do orfanato, a zeladora escuta um barulho mais forte no portão e fica inconformada ao perceber que quebraram o vaso de flores de Chico (João Acaiabe). Ernestina percebe a presença de pessoas atrás de si e ao virar vê uma quadrilha de três meninos de rua liderada por Paçoca, que ironiza: “Com saudades de mim?”. Ernestina fica desesperada e tenta gritar socorro. Os trombadinhas seguram a zeladora a força para entrarem no quintal do orfanato, onde lhe amarram e amordaçam de forma hostil. Ernestina fica desesperada. As chiquititas ouvem a tentativa de grito de dentro do orfanato e ficam preocupadas com a zeladora. Tati (Gabriella Saraivah) tranca por achar que é a múmia do filme de terror.
Paçoca vai à porta de entrada da sala do orfanato e do lado de fora chama Mosca. O garoto pede para entrar e diz estar com fome e frio. Do lado de dentro, Mosca avisa as chiquititas que Paçoca não é uma boa pessoa e deve estar lá para arrumar problemas. Paçoca insiste e inventa que Ernestina ficou louca e saiu correndo pela rua. Mosca decide responder e fala de dentro da sala que não irá abrir a porta. Paçoca desiste de mentir e diz que sua quadrilha entrará de qualquer jeito.
As chiquititas decidem ligar pra Carol (Manuela do Monte) e Junior (Guilherme Boury) para pedir ajuda, mas percebem que a linha telefônica foi cortada. Mosca avisa que essa quadrilha sempre faz isso. Cris (Cinthia Cruz) chora e Mili (Giovanna Grigio), Ana (Giulia Garcia) e Tati tentam acalmá-la. Mesmo toda amarrada do lado de fora, Ernestina tenta chamar atenção das crianças derrubando uma lata, mas tudo é em vão.
Mosca monta um plano pra conter a entrada dos bandidos no orfanato. As crianças colocam armadilhas em todas as entradas. Na parte de fora, Paçoca ordena que um membro da quadrilha entre no orfanato pela janela do quarto das meninas e que os outros dois entrem pela porta dos fundos. Um dos garotos tenta entrar pela cozinha, mas quando abre à porta, um balde de brigadeiro cai sobre ele. Mosca e Rafa aproveitam a situação e dão uma panelada na cabeça do ladrão, que cai no chão. Binho e as meninas interrogam o delinquente para saber onde está Ernestina.
Um dos trombadinhas consegue entrar pela janela do quarto, porém acaba caindo na escada da sala ao se desequilibrar com bolinhas espalhadas no local pelas meninas. As chiquititas aproveitam para prender o assaltante. Os três membros da quadrilha são capturados e amarrados na cozinha do orfanato, menos Paçoca, que fica do lado de fora.
As crianças avistam Ernestina pela janela e decidem resgatá-la. Binho e Rafa levam Ernestina enquanto Mosca vai para a parte da frente do orfanato para enfrentar Paçoca. Os dois garotos brigam. Paçoca joga terra nos olhos de Mosca, que cai no chão. Rafa e Binho aparecem para ajudar o amigo. Paçoca é imobilizado e Mosca aproveita para pegar de volta seu tênis, que Paçoca havia roubado em outra situação. Paçoca consegue fugir do orfanato.
Por fim, Ernestina chama a polícia, que leva os três ladrões presos. E Mosca é chamado de herói pelas demais crianças.