Uma das novelas de mais sucesso da emissora está de volta as telas do SBT. Agora em suas tardes, Chiquititas, foi escrita por Iris Abravanel e exibida originalmente em 2013. A partir da próxima terça-feira (02), a novela será exibida de segunda-feira a sexta-feira às 13h. Nos primeiros dias, a trama será exibida juntamente com os últimos capítulos de “Pícara Sonhadora”.
+ Matheus Ueta volta às novelas do SBT como Leon em A Infância de Romeu e Julieta
“Chiquititas” carrega em sua história um grande segredo envolvendo a família e o dono do orfanato, Dr. José Ricardo Almeida Campos. Em um período anterior à novela, exatos treze anos, sua filha Gabriela se apaixonou e ficou grávida de Miguel, filho de Valentina, empregada da casa dos Almeida Campos. Pouco depois, José Ricardo sequestrou sua neta, pois ele não aceitava que sua filha se envolvesse com um empregado. Como sua neta, Milena, apelidada como Mili, precisava de um lugar para morar, ele comprou um casarão e fundou um orfanato, o Raio de Luz.
Mili cresceu lá com outras garotas que chegaram posteriormente: Bia, Ana, as irmãs Tati e Vivi, e Cris. Ao decorrer dos anos, elas se tornam uma família. Elas são supervisionadas por Ernestina, zeladora do orfanato, e Chico, o cozinheiro amado pelas internas. Sofia, ex-governanta da família Almeida Campos, é a diretora do lugar, até que Carmem, irmã de José Ricardo, entre em seu lugar. Logo no primeiro capítulo, Mili conta uma história a suas amigas, que acaba por se tornar sua trajetória durante a trama.
Chegam ainda mais órfãos: Pata, Mosca, Binho e Rafa, que viviam nas ruas antes de entrarem na instituição. Pata e Mili tornam-se amigas rapidamente, enquanto Mosca, Binho e Rafa são os primeiros garotos a entrar no abrigo. As crianças sem-teto foram ajudadas por uma doce e bela garota que tocam e mudam a vida delas, assim como as das garotas órfãs.
Ela é Carolina, uma jovem que trabalha na sede de uma das cafeterias de José, o Café Boutique, e é estudante de psicologia. Carol vive com sua amiga Letícia e seu irmão Beto. No decorrer da trama, após a morte de Letícia devido a um câncer em fase terminal, Clarita se muda para sua casa e ajuda a cuidar de Daniela, a filha de Letícia que Carol fica como responsável judicial. Em seu trabalho, Carol conhece Junior, o filho mais novo de José Ricardo, um economista que vivia em Londres e volta para São Paulo para continuar seus negócios. Ele descobre que sua irmã, Gabriela, está em estado de choque e culpa seu pai pela crise dela. Junior também questiona a benevolência de seu pai ao abrir a instituição de caridade, sendo que José sempre demonstrou esnobismo e egoísmo. Ele e Carol se juntam a Mili para ajudá-la a desvendar seu passado. Junior e Carol apaixonam-se profundamente um pelo outro, porém José faz o impossível para separá-los. Gabriela entra em estado de choque, pois acredita que teve uma filha natimorta, o que revela-se uma mentira contada por seu pai quando Mili nasceu. Seu estado grave é suavizado por ela, ambas inconscientes do parentesco.
Ainda na história, há Maria Cecília, filha de Eduarda e funcionária do Café Boutique, que é obrigada por sua mãe a tentar conquistar Junior para herdar sua fortuna. Tobias, empregado do café, se apaixona por ela e faz de tudo para conquistá-la. Maria Cecília diz para sua mãe que ela e Junior estão namorando, e ele descobre. Tenta ajudá-la com sua mãe, mas a diz que não poderia ficar fingindo para sempre. Maria começa a fingir que está saindo com Junior, enquanto na verdade começa a sair com Tobias. Em um desses encontros, se beijam e se apaixonam.
Ernestina é influenciada por Cíntia, que estava no cargo de diretora, e acaba fugindo do orfanato; ela então é substituída por Matilde, sua irmã gêmea sem que ninguém suspeite. Ela faz várias maldades com as crianças a pedido de Cíntia que sabia de toda a verdade. Carol encontra uma menina abandonada nas ruas, chamada Maria, que acaba sendo levada para o orfanato. Maria mais tarde descobre que sua boneca favorita Laurinha, que acaba ganhando vida. Matias o amor de Vivi, vai viajar para os Estados Unidos para estudar e deixa muitas saudades. Dani após ir para o orfanato acaba se tornando paraplégica ao cair da escada do orfanato, o motivo dessa queda foi o susto que ela levou ao se deparar com Brunilda, a horripilante aranha de Matilde. No fim da temporada José Ricardo morre de infarto e Junior viaja para a Amazônia à procura de Miguel.
+ Íris Abravanel chora ao lembrar de Reynaldo Boury e comenta sobre A Infância de Romeu e Julieta
Conheça os personagens:
Mili – Milena (Giovanna Grigio) – Carismática e madura para seus 13 anos, Mili é a líder da turma das meninas. Sempre tem boas ideias e soluções para os problemas. Considerada pelas meninas do orfanato como uma irmã mais velha, sempre aconselha as amigas e acolhe as novatas. Mili é sonhadora e adora uma boa leitura. Criativa, tem o hábito de inventar histórias, usando a imaginação para fugir da realidade e embarcar junto com suas amigas em um mundo de sonhos e fantasias. Seu maior objetivo de vida é reencontrar seus pais. Durante seu crescimento e sua busca pela verdade, Mili vai passar por grandes aventuras ao lado das crianças e vivenciar seus primeiros amores.
Pata – Patrícia (Julia Oliver) – Rebelde e arredia, Pata é fiel aos poucos amigos que tem. Garota esperta e ligada em tudo o que acontece em sua volta, é sincera e fala tudo o que pensa. Compra briga para defender o que acredita ou quem gosta. Sua única família é o irmão, Mosca. Após fugir de casa e passar por vários orfanatos, Pata é presa pela polícia, separada do seu irmão e levada para a Casa Raio de Luz, sua última chance para não ser transferida para um reformatório. No orfanato, a adaptação da garota não é fácil, mas ela terá que aprender a conviver com as outras meninas.
Bia – Beatriz (Raissa Chaddad) – Encrenqueira e mandona, Bia arruma sempre as maiores confusões e apronta as piores travessuras. Uma garota com personalidade difícil e que se acha a mais esperta de todas. Adora ser o centro das atenções e não gosta da ideia de Mili ser a líder das meninas, o que dificulta a relação das duas. Bia conta com a ajuda de Ana para armar planos e brincadeiras que normalmente contrariam todos. A garota foi deixada bem pequena no orfanato e por isso se sente rejeitada.
Cris – Cristina (Cinthia Cruz) – Sensível e sonhadora, assim é Cris. Amiga e atenciosa com todos, faz tudo com muito carinho e perfeição. Bastante ligada em tecnologia, está sempre conectada às redes sociais e tem o costume de escrever diariamente seus pensamentos em seu blog, onde também posta fotos e acontecimentos do orfanato. Romântica, Cris sonha com seu príncipe encantado e em formar a família que nunca teve. Por ser a mais carente que as outras meninas, a garota se apega facilmente as pessoas e tem a necessidade de aprovação e elogio de todos.
Vivi – Viviane (Lívia Inhudes) – A mais bonita e vaidosa das meninas, Vivi sonha em ser uma modelo de sucesso. Por dentro de tudo o que acontece no mundo da moda, é exigente com suas roupas e acessórios. Vivi mora no orfanato desde os cincos anos, mas sente vergonha em não ter uma família normal e não ter boas condições financeiras. Por muitas vezes é obrigada a omitir sua realidade para não sofrer preconceitos ou ser julgada. Vivi tem muitas mágoas do passado e sente obrigação de cuidar e proteger sua irmã, Tati.
Tati – Tatiane (Gabriella Saraivah) – Curiosa e extrovertida, Tati é uma garota que conquista todos. Muito faladeira, não consegue guardar um segredo por muito tempo. Sempre está metida em alguma confusão. Criativa, principalmente na hora das brincadeiras, apronta todas as travessuras ao lado de suas amigas do orfanato. Sonha em reencontrar seu pai e viver ao lado de sua irmã, Vivi, como uma verdadeira família.
Ana – Luciana (Giulia Garcia) – Carismática e divertida, Ana é a mais medrosa do grupo. Uma garota insegura e influenciável. Ela vê Bia como sua protetora. Tenta se expressar das formas mais engraçadas, com gestos, caras e bocas. Sapeca, Ana sempre faz as perguntas em horas inapropriadas e disputa a atenção de todos com Tati, pois as duas são as mais novas da turma. Ana não sabe muito do seu passado, mas isso não a deixa abalada. Ela vive feliz no Orfanato Raio de Luz.
Maria (Sophia Valverde) – Doce e graciosa, Maria encanta a todos com seu jeito angelical. Com olhar triste, demonstra carinho pelas pessoas. Traumatizada por sofrer violência nas ruas, Maria prefere viver em seu mundo imaginário. Sua única companhia é a boneca Laura, com quem conversa, desabafa e dividi todos os seus momentos. Ao longo do tempo, a convivência com a garotada do orfanato a torna uma criança mais alegre e saudável.
Mosca – Felipe (Gabriel Santana) – Aventureiro e corajoso, Mosca é um sobrevivente das ruas. Líder dos meninos, Mosca é um garoto independente e adora a sua liberdade. Tem seus ideais e sempre busca o que acredita. Defende e protege seus amigos, principalmente sua irmã, Pata. Trabalhou como malabarista nas ruas de São Paulo. Em meio a tantas dificuldades, o garoto arranja tempo para se divertir com Binho e Rafa. Por trás desta personalidade forte, Mosca é um garoto sensível e carente. Ele carrega mágoas de um passado difícil, mas tenta encarar a vida com bom humor e sempre vê o lado positivo das coisas. Ao entrar no Orfanato Raio de Luz, demora em se adaptar devido às regras do lugar.
Binho – Rubens (Gui Vieira) – Dramático e exagerado, Binho é conhecido por vencer as pessoas pelo cansaço. Muitas vezes precisa mentir para conseguir aquilo o que quer. É o mais baixinho dos meninos e acha que tem a capacidade e o tamanho suficiente para enfrentar qualquer pessoa. Por não gostar de banho, é apelidado pelos amigos como Cascão e tem sérios problemas com piolhos. Binho apronta todas e está sempre metido em confusões. Ele está na fase de achar todas as meninas chatas e enfrentará alguns problemas ao entrar no orfanato.
Rafa – Rafael (Filipe Cavalcante) – Sensível e ingênuo, Rafa é o maior da turma, mas muito atrapalhado e medroso. Um garoto de bem com vida, um amigo fiel e muito simpático. Gosta de estar sempre arrumado e perfumado, sente falta desse conforto morando na rua. Rafa é romântico e se apaixona fácil, mas por ser inseguro não tem facilidades em demonstrar os seus sentimentos.
+ Bianca Rinaldi se emociona ao falar sobre retorno ao SBT em A Infância de Romeu e Julieta
Carol – Carolina Correia (Manuela do Monte) – Carismática e descontraída, Carol é uma doce mulher, com personalidade forte e corajosa. Ela luta pelo que acredita ser o certo e sempre vê as coisas pelo lado positivo. Está sempre disposta a ajudar as pessoas e possui um carinho especial pelas crianças. Moderna, idealista e inteligente, Carol cursa o último ano de faculdade de psicologia. Uma mulher que enfrenta qualquer tipo de desafio com muita determinação e, às vezes, acaba agindo mais pela emoção do que pela razão. Carol trabalha como garçonete, no Café Boutique, para pagar as contas e a faculdade. Destaca-se pela boa vontade e agilidade ao atender os clientes, mas é mandada embora injustamente do local. Desempregada, Carol começa a trabalhar temporariamente no Orfanato Raio de Luz, lugar onde a mocinha encontra sua vocação com as crianças.
Junior – José Ricardo Almeida Campos Junior (Guilherme Boury) – Filho de José Ricardo, Junior é cavalheiro, educado e reservado. Um homem de poucas palavras, mas de muita atitude em questões profissionais. Amargurado, tem um péssimo relacionamento com seu pai, por culpá-lo da morte de sua mãe. Há três anos morando fora do Brasil, Júnior volta e descobre que o estado de saúde de sua irmã, Gabriela, não está bem. Sente-se culpado por ter ficado ausente e decide ficar no Brasil para descobrir toda a verdade sobre a causa do sofrimento de sua irmã. Ao conhecer Carol e as crianças do orfanato, Junior começa ver a vida de uma forma diferente.
“Chiquititas” é exibida de segunda-feira a sexta-feira às 13h no SBT.