‘Dona de Mim‘, nova novela das sete da TV Globo, estreia na próxima segunda-feira, dia 28 de Abril.
+ Saiba mais sobre a nova novela das sete da Globo, Dona de Mim
Confira o perfil dos personagens
Núcleo São Cristóvão
LEONA/LEO (Clara Moneke): Determinada e divertida, Leona, ou apenas Leo, é uma jovem que está sempre atrás de trabalho, fazendo rifas ou arranjando bicos para ajudar a família. Atrapalhada e de bom coração, ela faz o que for preciso para conseguir pagar as contas da casa em que mora com a avó, Yara (Cyda Moreno), e a irmã, Stephany (Nikolly Fernandes), em São Cristóvão. Chegou a iniciar a faculdade de Comunicação e Marketing, ia se casar com Marlon (Humberto Morais) e estava no terceiro trimestre de gravidez quando teve uma perda gestacional, e isso gerou um trauma grande em sua vida que a fez abandonar a bolsa de estudos e o relacionamento. Determinada a fazer com que Stephany não desista do curso de Enfermagem por conta do aperto financeiro da família, ela se passa pela irmã para conseguir o emprego de babá da pequena Sofia (Elis Cabral), uma menina que ficou órfã de mãe e vive na mansão da família Boaz, dona de uma tradicional fábrica de lingerie, chefiada pelo empresário Abel (Tony Ramos). Na relação que constrói com Sofia, Leona redescobre o amor e passa a vislumbrar novos caminhos em sua trajetória.
MARLON (Humberto Morais) – Idealista, Marlon sonha em se tornar policial militar por acreditar que pode contribuir para um mundo melhor. No passado, era apaixonado por Leona (Clara Moneke). Ela estava grávida, e os dois iam se casar, mas a perda da gestação fez com que o casal seguisse caminhos diferentes – apesar de continuarem sendo vizinhos. É firme em seus princípios éticos e morais, e chega a ser um pouco inflexível e até intransigente, o que gera alguns atritos em suas relações pessoais. Exímio lutador, ele também dá aulas de kickboxing no projeto social do mestre Alan (Hugo Resende). Marlon é filho de Jussara (Vilma Melo) e Luisão (Adelio Lima), irmão de Dara (Cecilia Chancez) e atualmente namora Bárbara (Giovana Cordeiro), que também é sua parceira nos ringues.
STEPHANY (Nikolly Fernandes) – Estudante que cresceu à sombra de sua irmã Leona (Clara Moneke), sempre incrível e exuberante aos seus olhos. Há sete anos, quando Leo sofreu uma perda gestacional, viu a vida da irmã virar de cabeça para baixo. Ela cursa faculdade de Enfermagem, mas pensa em desistir para conseguir ajudar nas contas de casa. É neta de Yara (Cyda Moreno).
+ Elenco de ‘Dona de Mim’ se reúne em evento de lançamento no Museu de Arte do Rio; confira os looks
YARA (Cyda Moreno) – Avó de Leona (Clara Moneke) e Stephany (Nikolly Fernandes), criou as meninas como pôde depois de os pais delas morrerem. Costureira aposentada da fábrica Boaz, mal consegue pagar as contas com o que ganha. Improvisa uma creche na sala de casa, atendendo às mulheres do bairro que não têm com quem deixar seus filhos para trabalhar. Seu coração fica apertado ao ver a neta Leo, tão jovem, sentir que sua vida não tem mais saída. Yara é o porto seguro das netas. Super ativa e boêmia, ela adora sair para curtir a Feira de São Cristóvão.
KAMILA/KAMI (Giovanna Lancellotti) – Inconsequente, e inimiga do fim, tem uma alegria contagiante. Mãe solo do pequeno Dedé (Lorenzo Reis), de sete anos, Kami faz o que estiver ao seu alcance para que o filho tenha a melhor vida possível. Precisou passar pela maternidade sozinha quando Ryan (L7NNON), seu namorado na época, foi preso. Hoje, ela diz que quer distância dele, mesmo sentindo saudades, pois acha que Ryan mentiu para ela dizendo que ia deixar o crime logo antes de ser preso. Na correria do dia a dia, tenta equilibrar os cuidados com o filho, a vida amorosa e o emprego na fábrica de lingerie Boaz, mas acaba se cobrando muito como mãe, profissional e mulher. Quando se junta com as amigas Leo (Clara Moneke) e Pam (Haone Thinar), elas formam um trio e tanto e adoram sair para curtir o forró da Feira de São Cristóvão.
RYAN (L7NNON) – Foi uma estrela do rap na Batalha de Criação e um dia acreditou que a arte poderia ser uma saída para sua trajetória, mas entrou para o crime e acabou sendo preso justamente quando ia tentar outros rumos, já com emprego garantido em uma padaria do bairro. A tentativa de colocar a vida nos eixos foi motivada pela descoberta da gravidez de Kami (Giovanna Lancelotti), por quem é completamente apaixonado. Nunca conheceu o filho pessoalmente. Hoje, seu foco é sair da cadeia, conhecer Dedé (Lorenzo Reis), tentar reconquistar Kami e reconstruir sua vida.
DEDÉ (Lorenzo Reis) – Esperto e curioso para conhecer o pai, é o filho de Kami (Giovanna Lancellotti) com Ryan (L7NNON). Depois que é salvo de um quase atropelamento por Marlon (Humberto Morais), passa a vê-lo como herói.
PAMELA/PAM (Haonê Thinar) – Alegre e batalhadora, Pam teve que amputar a perna ainda criança por causa de um tumor no fêmur. Saiu de São Paulo para tentar a vida no Rio de Janeiro e, hoje, divide a casa com a amiga Kami (Giovanna Lancellotti) e o menino Dedé (Lorenzo Reis), em São Cristóvão. Além de morarem juntas, as duas também trabalham lado a lado na fábrica de lingerie Boaz e, quando se juntam a Leo (Clara Moneke), formam o trio de melhores amigas mais animadas da Feira de São Cristóvão. Tem uma relação complicada com Danilo (Felipe Simas), seu quase namorado da adolescência. Isso porque o jovem, apesar de aparentar gostar dela, nunca quis assumi-la publicamente como namorada. Leo e Kami tentam alertá-la sobre o quanto Danilo é tóxico, mas Pam não percebe.
DARA (Cecília Chancez) – Irmã de Marlon (Humberto Morais) e filha de Jussara (Vilma Melo) e Luisão (Adélio Lima), é uma jovem engajada e que vive pensando em rimas. Seu sonho é ter uma carreira como artista de trap em um universo dominado principalmente por homens. Enquanto isso não acontece, trabalha em uma padaria.
+ Felipe Simas será abandonado pela mãe em ‘Dona de Mim’
JUSSARA (Vilma Melo) – Mãe de Marlon (Humberto Morais) e Dara (Cecilia Chancez), casada com Luisão (Adélio Lima) e vizinha de Yara (Cyda Moreno), com quem vive entre fofocas e tretas. Mãe-coruja, ela guarda rancores por ter visto o filho sofrer após o término com Leona (Clara Moneke).
LUISÃO (Adélio Lima) – Marido de Jussara (Vilma Melo) e pai de Marlon (Humberto Morais) e Dara (Cecilia Chancez). Trabalha como segurança na fábrica Boaz e é músico nas horas vagas. É apaixonado por Jussara e um paizão, sempre ao lado dos filhos.
DANILO (Felipe Simas) – Filho de Seu Manuel (Ernani Moraes) e irmão de Peter (Pedro Fernandes). Teve um relacionamento conturbado com Pam (Haonê Thinar) no passado. Ele argumenta que nunca a assumiu como namorada porque acha que não tem nada para oferecer a ela. Danilo fez faculdade de Administração, mas nunca conseguiu uma vaga no mercado. Ele guarda um grande ressentimento pela falta de oportunidade profissional, mesmo tendo cursado ensino superior. Em vez de trabalhar na padaria da família, prefere ser motorista de aplicativo e se considera um empreendedor. Danilo começa a atender as corridas de Filipa (Cláudia Abreu) e logo passa a trabalhar para ela, na casa dos Boaz. É amigo de infância de Marlon (Humberto Morais) e Ryan (L7NNON).
PETER (Pedro Fernandes) – Divertido, bem-humorado, gosta de inventar histórias sobre sua mãe, que foi embora quando ele ainda era criança. Encara com leveza sua paralisia cerebral e trabalha com o pai, Seu Manuel (Ernani Moraes), na padaria e é irmão de Danilo (Felipe Simas).
SEU MANUEL (Ernani Moraes) – Simpático dono de uma padaria, o pai de Danilo (Felipe Simas) e Peter (Pedro Fernandes) é superprotetor. Foi casado com uma mulher mais nova do que ele, a mãe dos seus dois filhos, mas ela abandonou a família, fato pelo qual ele se culpa até hoje.
CACO (Pedro Alves) – Estudou Marketing com Leona (Clara Moneke) no passado. Boêmio, sensível e nada confiável, é extremamente divertido e está sempre pronto para curtir uma balada, mas também sabe arrumar confusão.
+ Juan Paiva vive personagem cheio de mistérios em ‘Dona de Mim’
Núcleo Kickboxing
ALAN (Hugo Resende) – Mentor e grande inspiração de Marlon (Humberto Morais), é policial e tem um projeto social de kickboxing em São Cristóvão. Apesar de ter bom coração, tem ideias maniqueístas sobre a vida, o que nem sempre o tornam bom conselheiro.
BARBARA (Giovana Cordeiro) – Namorada de Marlon (Humberto Morais), é uma lutadora de kickboxing muito dedicada e a maior apoiadora do namorado no esporte. Quando surge uma chance para os dois treinarem juntos em Miami, nos Estados Unidos, tenta convencer o amado a adiar o sonho de se tornar policial. Focada e ambiciosa, não vai desistir de seus planos.
JEFF (Faíska Alves) – Entregador de aplicativo, é um rapaz magnético e carismático. É também uma das estrelas do improviso na Batalha de Criação e treina com Marlon (Humberto Morais) na academia de Alan (Hugo Resende). Jeff acredita que seu pai morreu por causa da polícia e isso vai gerar atritos com Marlon e a irmã, Dara (Cecília Chancez).
LUCAS (Pedro Henrique Ferreira) – Lutador de kickboxing, é irmão de Ryan (L7nnon), seu único parente na vida. Apesar da tentação, procura não seguir os passos do irmão no crime.
IVY (Giovana Jesus) – Jovem corajosa e determinada, que não se deixa abalar pelas adversidades. Ela tem um jeito engraçado que a torna ainda mais encantadora. Treina kickboxing na academia do mestre Alan (Hugo Resende).
+ Dona de Mim traz atores PCDs no elenco e amplia a representatividade
Núcleo Mansão Boaz
ABEL (Tony Ramos) – Atual presidente da fábrica de lingerie Boaz. Um homem que tem alma de poeta, mas ainda jovem precisou abandonar a paixão pelas artes para ajudar seu pai na empresa. Generoso, correto e disposto a fazer de tudo para corrigir erros do passado, quando escolhas equivocadas fizeram com que a família quase perdesse tudo. Teve três filhos durante o seu primeiro casamento: Samuel (Juan Paiva), Davi (Rafa Vitti) e Ayla (Bel Lima). Filho de Rosa (Suely Franco), atualmente vive uma batalha silenciosa pelo comando da fábrica com o irmão mais novo, Jaques (Marcello Novaes), que sempre acreditou ser mais qualificado para o cargo de direção. Casa-se com Filipa (Cláudia Abreu), que conheceu em um sarau de poesia lembrando dos velhos tempos e, devido a uma dívida de vida que tem com Ellen (Camila Pitanga), uma antiga funcionária da Boaz, registra a menina Sofia (Elis Cabral) como se fosse sua filha.
FILIPA (Claudia Abreu) – Sensível e emocionalmente instável, tenta encontrar o seu lugar como mulher e mãe em meio a lembranças de um passado livre como artista. Quando era jovem, sua inconstância era vista como algo charmoso e sedutor. Ela se apaixonou por Abel (Tony Ramos) num rompante, e foi tudo muito rápido: o namoro, o casamento e a decepção. Filipa se sente muito sozinha mesmo cercada de gente, como em uma gaiola de ouro. Apesar do talento, sua carreira nunca decolou, em parte por questões de saúde, em parte pelo funil do mercado artístico e da escassez de trabalho para mulheres acima dos 40 anos. Quando Sofia (Elis Cabral) chegou à casa da família, tentou se aproximar da menina e corrigir os erros que teve com a sua própria filha, Nina (Flora Camolese), mas se viu frustrada diante da maternidade mais uma vez. É filha de Isabela (Sylvia Bandeira).
NINA (Flora Camolese) – Reativa e irônica desde pequena, é filha do primeiro casamento de Filipa (Cláudia Abreu). Foi uma criança carente, e, depois, uma adolescente rebelde. Mora com a avó, Isabela (Sylvia Bandeira), em Portugal.
ISABELA (Sylvia Bandeira) – Mãe de Filipa (Cláudia Abreu). Mora em Portugal e recebe Nina (Flora Camolese) para viver em sua casa em Lisboa. É uma mulher prática, irônica e interesseira.
SOFIA (Elis Cabral) – Filha de Ellen (Camila Pitanga) e registrada por Abel (Tony Ramos), a pequena Sofia deixa todo mundo na mansão Boaz de cabelo em pé. Brincalhona e arteira, a menina adora aprontar com todas com as babás que a família tenta contratar. Tanta traquinagem não passa de uma forma de chamar atenção: ela se sente sozinha, criada em uma casa cercada de adultos. Mas tudo muda quando conhece Leona (Clara Moneke), sua nova babá.
SAMUEL (Juan Paiva) – Apesar de ser filho adotivo, é o mais parecido com o pai, Abel (Tony Ramos). Ele é responsável e só dá um próximo passo com a certeza de que é seguro. Em sua vida na mansão, nas escolas de elite e na universidade de excelência – em que a maioria esmagadora das pessoas era branca – Samuel muitas vezes se sentiu deslocado, mas sem conseguir elaborar o motivo da sua solidão. É irmão de Davi (Rafa Vitti), Ayla (Bel Lima) e Sofia (Elis Cabral). Fica interessado pelo jeito leve e brincalhão de Leona (Clara Moneke) quando ela começa a trabalhar na casa, mas toma cuidado para não deixar transparecer. Afinal, ela é uma funcionária da família.
DAVI (Rafa Vitti) – Indolente, hedonista e sedutor, sempre teve tudo que desejou. É do tipo carismático, magnético e fácil de lidar, e, por isso, consegue a simpatia alheia e desperta paixões sem muito esforço. Debaixo de seu jeito solar e do sorriso encantador, existe um egoísmo exacerbado, e ele não consegue enxergar as dores do outro. Inteligente, mas preguiçoso, divertido, mas vaidoso, trabalha na equipe de marketing da Boaz. É filho de Abel (Tony Ramos) e irmão de Samuel (Juan Paiva), Ayla (Bel Lima) e Sofia (Elis Cabral). Quando conhece Leona (Clara Moneke), não perde tempo e começa investir na jovem, mas, no fundo, tudo o que ele quer é viver e curtir o momento.
AYLA (Bel Lima) – Inteligente e um pouco ingênua, é uma moça de boas intenções. Trabalha na Boaz, assim como os irmãos Samuel (Juan Paiva) e Davi (Rafa Vitti), coordenando o setor de vendas da empresa. Ela tenta não se envolver nas brigas da família, mas acaba “passando pano” para as besteiras que Davi faz, tanto na fábrica quanto na sua vida pessoal. Mora com a namorada Gisele (Luana Tanaka).
GISELE (Luana Tanaka) – Namorada de Ayla (Bel Lima), é tradutora e trabalha de casa traduzindo textos do inglês para o português. Apesar do amor entre as duas, elas têm discordâncias e diferentes perspectivas de vida, o que causa ruídos no relacionamento.
ROSA (Suely Franco) – Matriarca da família, é uma mulher que fala o que pensa, muitas vezes de forma dura, e sente que não deve nada a ninguém. Abel (Tony Ramos) sempre foi seu filho predileto. Tem uma relação conturbada com Jaques (Marcello Novaes). Rosa não foi uma mãe amorosa, ficava muito tempo fora de casa, trabalhando lado a lado com o marido. Agora, observa os negócios de longe e tenta apaziguar a briga dos filhos pela presidência da fábrica. Apesar da idade, percebe que ultimamente começou a esquecer as conversas e tarefas do dia a dia, mas, com vergonha, tenta esconder da família.
+ Cláudia Abreu enumera motivos de seu retorno em ‘Dona de Mim’
JAQUES (Marcello Novaes) – Amargurado, ambicioso e orgulhoso, se sente injustiçado por não ter sido o escolhido pelo pai para assumir a presidência da fábrica. Afinal, apesar de ser o caçula, é ele quem se formou em Economia em uma universidade de elite. Ele também largou o que mais amava, a guitarra e um bar falido, por pressão da família. Seu maior objetivo é tomar do irmão, Abel (Tony Ramos), aquilo que acredita ser seu. Nessa busca por poder e dinheiro, está disposto a trilhar caminhos controversos e, para isso, conta com a ajuda de Ricardo (Marcos Pasquim), seu advogado de caráter duvidoso. É filho de Rosa (Suely Franco) e casado com Tânia (Aline Borges). Até hoje, gosta de tocar sua guitarra quando precisa desestressar – ou quer irritar a todos.
TÂNIA (Aline Borges) – Casada com Jaques (Marcello Novaes). Eles se conheceram na época em que ele ainda era roqueiro e tinha um bar falido. Ela era estudante de Ciências Sociais, mas já estava frustrada com suas perspectivas. Deram-se as mãos e construíram uma vida juntos. É uma mulher forte e que controla seus ímpetos, mas sabe manipular e não mede esforços para conquistar aquilo que considera seu por direito. É cúmplice do marido nas artimanhas para tentar tomar o controle da Boaz.
DENISE (Cris Larin) – Governanta desconfiada e competente, que zela há anos pela família Boaz. Ajuda a cuidar de Sofia (Elis Cabral) e tenta encontrar uma babá que não desista do trabalho após as pegadinhas que a menina apronta.
RICARDO (Marcos Pasquim) – Advogado pouco ético e confidente de Jaques (Marcello Novaes), ajuda nas falcatruas no setor financeiro da fábrica, mas tem sua própria agenda que o patrão desconhece. Profissional de carreira na empresa Boaz, é leal a Jaques enquanto for do seu interesse. Nutre uma atração por Tânia (Aline Borges).
+ Tony Ramos destaca o etarismo como um dos temas de ‘Dona de Mim’
ELLEN (Camila Pitanga) – Mãe biológica de Sofia (Elis Cabral), trabalhava na contabilidade da empresa Boaz e salvou a vida de Abel (Tony Ramos) quando ele enfrentava um momento difícil e decisivo. Com o passar dos anos, se apaixonou pelo sujeito errado, pai de sua filha, o que a fez se demitir e sair da cidade com ele, acreditando na aventura de conhecer o mundo. Descobriu tarde demais o quanto foi ingênua. Optando por não contar para ele sobre a bebê, ela decide procurar Abel quando chega na fase terminal de um câncer que vinha tratando. Seu objetivo é um futuro melhor para a filha, que somente o empresário com quem fez amizade pode prover.
VANDERSON (Armando Babaioff) – Ex-marido de Ellen (Camila Pitanga), foi realmente apaixonado por ela, mas nunca deixou de ser mau-caráter. Ele a conquistou com presentes e a promessa de viajar o mundo, mas tudo não passava de uma ilusão. Acabou envolvendo a mulher em seus esquemas ilícitos. Ellen fugiu quando descobriu que estava grávida. E, quando descobre que ela morreu, começa a rondar a família Boaz. Sua obsessão e ganância o levam a manipular situações a seu favor, causando tensão e preocupação para todos ao seu redor.
Núcleo Fábrica Boaz
BRENO (Gabriel Sanches) – É quem de fato trabalha na área de marketing da Boaz enquanto Davi (Rafa Vitti) curte a vida ao melhor estilo bon-vivant.
NATARA (Carol Marra) – É a chefe do setor das costureiras na fábrica da Boaz e está sempre no pé de Kami (Giovanna Lancelotti) e Pam (Haonê Thinar).
+ Autora de Dona de Mim reflete sobre sucesso: ‘Adoraria ter uma fórmula’
‘Dona de Mim’ é uma novela criada por Rosane Svartman, escrita com Carolina Santos, Jaqueline Vargas, Juan Jullian, Mário Viana, Michel Carvalho e Renata Sofia. A pesquisa é de Suzan Stanley. A obra tem direção artística de Allan Fiterman, direção geral de Pedro Brenelli e produção de Mariana Pinheiro. A direção de gênero é de José Luiz Villamarim.