
Além da representatividade negra, ‘Dona de Mim’ vai contar com atores PCDs. Haonê Thinar e Pedro Fernandes chegam para desmistificar as pessoas portadoras de algum tipo de deficiência. Durante coletiva virtual, na qual o Área VIP esteve presente, os atores falaram sobre seus personagens na trama.
Haonê Thinar aborda o tema acrescentando outro viés. Além de atriz, ela é bailarina e modelo. Durante a sua trajetória, a artista precisou amputar a perna direita aos oito anos por causa de um câncer maligno no fêmur. Na trama, ela interpreta Pam, amiga de Leona (Clara Moneke) e Kamila (Giovanna Lancellotti), sendo a mais centrada das três.
+ Clara Moneke assume sua primeira protagonista em ‘Dona de Mim’
“Minha personagem é uma pessoa que vive normalmente, que trabalha na fábrica, tem amizades, tem relacionamentos. Eu faço teatro desde cedo e esperava muito por isso. Nós pessoas com deficiência também temos talento, como qualquer outra pessoa. Muitas vezes eu falava que queria estar na TV, fazer novela e sempre ouvia que era impossível. Quando que se viu um corpo como o meu, um corpo preto e com deficiência, eu nunca vi. Acho que a novela vai abrir para as pessoas verem que temos nossas limitações, porém, temos vida“, diz Haonê.
Ela ainda dedica o personagem a pessoas com deficiência. “Imagino as crianças em tratamento verem uma pessoa sem uma perna na televisão, na novela. Isso é muito importante para mim e toda a comunidade PCD, porque a gente luta muito contra o capacitismo”, completa a atriz.
+ Rafael Vitti destaca personalidade de Davi em ‘Dona de Mim’
Paralisia cerebral
Pedro Fernandes tem paralisia cerebral com cognitivo preservado e acredita que o personagem chega para naturalizar as pessoas com deficiência no mercado de trabalho, nos ciclos sociais, nos relacionamentos amorosos e em todos os espaços. “É uma novela que vai trazer o Brasil de fato. Sou uma pessoa com deficiência e fazer o Peter é uma missão, porque a gente não se via na televisão e quando a gente se via, se via com vitimismo. O Peter vai inspirar esses jovens”, aposta Pedro Fernandes, o Peter na novela.
+ Tony Ramos destaca o etarismo como um dos temas de ‘Dona de Mim’
Na trama, Peter é filho de seu Manuel (Ernani Moraes) e irmão de Danilo (Felipe Simas). A mãe abandonou a família quando ele ainda era criança, deixando para o pai a difícil tarefa de criar os dois filhos sozinho. “Há 10 anos, eu não tinha referências como a minha. A indústria audiovisual está abrindo o leque agora”, acredita.