Na Edição Especial da novela Cabocla, atualmente em reprise na Globo, a única morte de personagem ocorre justamente com uma das figuras mais queridas pelo público: Tomé (Eriberto Leão), cuja partida é marcada por uma das cenas mais tensas e comoventes da trama.
Na reta final da história, Tomé finalmente consegue superar a dor do abandono de Rosa (Vanessa Gerbelli) e se entrega ao amor de Tina (Maria Flor), que acaba ficando grávida do peão. Radiante com a novidade, Tina revela a Tomé que está esperando um filho, mas ele reage de forma contida, embora, em segredo, se emocione profundamente. Reconhecendo o momento de seguir em frente, o peão decide se casar com Tina, dando início a uma nova etapa de sua vida.
A felicidade do casal, no entanto, é interrompida de forma trágica apenas um mês após o casamento. Durante uma comemoração na vila, em que os pés-no-chão festejam a eleição de Neco (Danton Mello) como prefeito, o capanga Desidério (Paulo Vespúcio), visivelmente embriagado, cria um conflito com Tobias (Malvino Salvador) na venda de Zaqueu (Alexandre Rodrigues).
Tomé morre de forma trágica
Na tentativa de evitar uma briga maior, Tomé intervém e leva Desidério para fora da venda, mas o capanga, de forma inesperada e covarde, saca uma arma e dispara contra Tomé, atingindo-o fatalmente no peito.
+ Globo cancela exibição da novela Cabocla e faz mudança em sua programação
Tomé morre nos braços de Tina, deixando-a devastada e com a responsabilidade de criar o filho que ambos esperavam. A perda de Tomé transforma a vida de Tina, que se vê forçada a buscar forças para seguir em frente, canalizando todo o amor que dedicava ao marido para o futuro filho.
Colaborou: Renan Santos