Finalmente Lino (José Henrique Ligabue) e Carol (Maria Joana) encontraram Maria Adília (Inez Viana), mãe do rendeiro! O casal vai para casa de Jurema (Dadá Coelho), que mostra fotos de crianças, de uma senhora e de Maria Adília quando mais nova. Lino fica confuso com o que vê e questiona se sua mãe está morta. “Chega de lero-lero, dona Jurema! Fale de uma vez: foi minha mãe que lhe deu esses retratos, foi? A senhora tem esses retratos por quê? Por que ela morreu? Diga de uma vez!
Carol acalma o namorado e aponta em direção à porta da cozinha: ali aparece Maria Adília, e a emoção toma conta do ambiente. Mãe e filho se reencontram depois de anos. “Mainha?”, se assusta o rendeiro. “Me dê um abraço, meu filho! Um abraço bem apertado! Meu menino! Meu Virgulino!”, comemora a mãe desaparecida.
Os três engatam uma conversa longa, e o filho mais velho da cordelista explica que dona Veridiana (Laura Cardoso) sofre há anos com a ausência da filha, mas que tem muita esperança em encontrá-la. “Preste atenção, minha mãe: vóinha tá com muita idade. Eu não sei quanto tempo mais ela vai viver… A senhora vai permitir que ela vá embora desse mundo sem satisfazer o maior desejo dela, que é lhe reencontrar?” Maria Adília hesita, mas concorda em voltar para Vila dos Ventos, mas só na condição de ninguém na cidade saber que ela regressou.
A cena vai ao ar a partir de terça-feira, 9 de julho.