Uma festa tradicional e de acordo com as regras da sociedade. Assim é realizado o casamento de Gabriela (Juliana Paes) e Nacib (Humberto Martins), o mais esperado de Ilhéus. Para agradar o noivo, a cozinheira que instiga os moradores da cidade por seu comportamento fora dos padrões, apesar de achar graça de toda a situação, entra na igreja vestida de branco. Nacib, por sua vez, fica emocionado ao ver sua Bié se casando como uma verdadeira moça de família.
A recepção, como era de se esperar, é realizada na Associação Comercial de Ilhéus com muitos convidados, quitutes e música. A ocasião evoca a alegria de Gabriela, que logo fica descalça para aproveitar melhor o momento. Quem se incomoda com a iniciativa é Nacib. Preocupado com o julgamento que os convidados poderão fazer de sua noiva, ele pede à cozinheira que, mesmo com os pés inchados, calce novamente os sapatos. A hora do bolo também exige a atenção da cozinheira. Sem saber como lidar com a situação, Gabriela segue as orientações de Nacib e, do seu jeito, começa a agradecer os convidados – fala do vestido feito pela amiga Arminda (Neusa Maria Faro), do bolo oferecido pela Dorotéia (Laura Cardoso), da certidão de nascimento retirada por Tonico (Marcelo Serrado), e até agradece Nacib por ter se casado com ela. E assim a festa segue. Por um lado, Gabriela fica sem entender o motivo de tantas regras, e tenta agradar o noivo e, por outro, o turco está atento ao comportamento da cozinheira, e tentando transformá-la em uma dama da sociedade.
Mas como todo casamento tradicional, chega a hora de jogar o buquê: Gerusa (Luiza Valdetaro), Iracema (Amanda Richter), Quinquina (Angela Rebello) e Florzinha (Bete Mendes) se acotovelam entre outras mulheres. A sorte grande, porém, vai para Iracema. Fim de festa e os noivos vão para casa de carona no automóvel de Tonico. A nova fase do casal pede uma entrada típica de recém-casados. Nacib pega Gabriela no colo e afirma que agora ela é a mulher da casa.
A cena está prevista para ir ao ar a partir do dia 9 de agosto. ‘Gabriela’ é escrita por Walcyr Carrasco, com direção de núcleo de Roberto Talma e direção geral de Mauro Mendonça Filho.