Animação é pouco para definir Duda Santos, às vésperas da estreia de “Garota do Momento”, a nova novela das 18h da Globo, que acontece na próxima segunda-feira, 4 de novembro. Durante o evento de estreia realizado nos Estúdios Globo, a atriz conversou com o Área VIP sobre a força de sua personagem, Beatriz. “Acho que ela tem um superpoder, que é a coragem. Tem a mente forte de atrair tudo o que quer. Vai em frente e consegue. É muito interessante, enquanto atriz, poder sonhar desse jeito, poder brincar com a realidade e com esse mundo encantado que a gente criou. Tem sido uma experiência muito encantadora”, conta Duda.
Ela traça um paralelo sobre a atual mocinha, Beatriz, que ganha o mundo para descobrir o paradeiro da mãe e resgatar sua história, e a Maria Santa, de ‘Renascer’, sua primeira protagonista. “Elas são bem diferentes, assim. E é de outro tempo também, de outra realidade. A Maria Santa era uma menina de casa, com a família, né? E só tinha acesso, a pai, mãe e irmã. Depois se apaixonou pelo José Inocêncio (Marcos Palmeira) e vivia praquele amor. Morreu por esse amor, por esse homem. Acho que a Beatriz tem mais informação, mesmo sendo uma menina de 1958. Ela que tem mais autonomia da própria vida. E acho que isso faz total diferença na vida de qualquer pessoa, como fez bizarramente na vida dessas duas meninas”, afirma.
E por falar em par romântico, a atriz comemora a parceria com Pedro Novaes, intérprete do Beto, por quem Beatriz se apaixona na trama escrita por Alessandra Poggi. “O Pedro é muito especial e dedicado. É uma responsabilidade com ofício que me admiro muito. Me ajuda, me liga, se importa. Estudamos muito juntos. A gente dá tudo da gente e se tivesse mais alma para dar, daríamos. É o que temos mais em comum, a gente se diverte muito juntos”, conta ela, ressaltando que o bom astral e a união se estendem por todo elenco. “É isso é o que a gente leva pra vida: as relações que construímos e as experiências que vimemos”, avalia.
+ Confira o Perfil dos Personagens de Garota do Momento, a nova trama das 18h da Globo
Imersão dos anos 50
E como é para uma jovem atriz de 23 anos mergulhar no universo dos anos 50, época em que se passa “Garota do Momento”? “Olha, tá sendo muito intenso e louco. É um ano de esperança pós-guerra, com todo mundo ali se libertando, se entendendo. O corpo tem que ser menos expansivo. E eu sou uma menina muito expansiva, me mexo muito, sou muito do toque, abraço, beijo”, conta. Ela lembra também que o texto é outro desafio. “Nessa era da internet, a gente não fala as palavras inteiras, corta pelo meio. Há anos não falo ‘você’ e sim ‘cê’. E está? Falamos o tempo todo ‘tá’. É um trabalhado minucioso”, diz.
Além do detalhismo para construção de um personagem de época, Duda admite que ainda está se acostumando com a fama. “Estou aprendendo a lidar com a exposição; é um desafio para mim ainda. Na minha casa, com a minha família e amigos, domino mais essa questão. Estou entendendo ainda essas coisas que acontecem a partir dessa exposição bizarra que uma novela dá, e que são ossos do ofício. É o nosso trabalho também. Mas é lindo receber o carinho das pessoas”, diz.
+ Saiba mais sobre Garota do Momento, a nova novela das seis da Globo
Duda Santos começou a carreira como modelo e agora vai se tornar a “Garota do Momento”, brilhando na publicidade na nova trama das seis. Fora das telas, a atriz conta que o maior sonho também é conquistar o seu espaço. “Venho trilhando esse caminho bonito e espero que continue sendo assim. Esse é o meu maior sonho: ajudar a minha família. Eu quero que minha família inteira viva uma vida confortável e feliz. Eles abdicaram um monte de muitas coisas para que eu pudesse sonhar”, conta e, na sequência, dá a dica para o público que curte seu trabalho: “Quero dizer a todas as menina como eu: você também pode ser a garota do momento. Não desistam, porque vocês podem”, encerra Duda.
Colaborou: Cláudia Mastrange