Para reduzir custos, a Globo vem reduzindo o número de cenas externas de suas novelas. Elas por Elas (2023), por exemplo, foi praticamente toda rodada em estúdios, o que gerou reclamações do público de que a trama era muito “claustrofóbica”.
Mas com Vale Tudo, que será estrelada por Taís Araújo, será diferente. De acordo com Carla Bittencourt, colunista do ‘Portal Leo Dias’, a próxima novela das nove será gravada em diferentes locações pelo Brasil. A trama terá cenas em Paraty e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, e Foz do Iguaçu, no Paraná.
Segundo a publicação, a produção da trama escrita por Manuela Dias recebeu carta branca para realizar muitas externas. A emissora está investindo bastante na trama, no intuito de elevar a audiência do horário.
+ Agatha Moreira e Rodrigo Simas tomam decisão sobre ter filhos: ‘Melhor papel’
Diferentes cenários
A equipe de Vale Tudo, encabeçada pelo diretor artístico Paulo Silvestrini, vai gravar as sequências iniciais da novela em Foz do Iguaçu. Trata-se da cidade onde vivem as protagonistas Raquel (Taís Araújo) e Maria de Fátima (Bella Campos) no começo da novela.
Além disso, a trama terá cenas gravadas em Paraty, local onde as personagens Cecília (Maeve Jinkings) e Laís (Lorena Lima) serão donas de uma pousada. No mesmo local, serão gravadas cenas num casarão onde acontece uma festa da produtora Tomorrow, um dos cenários da trama.
Já em Angra dos Reis, a equipe vai gravar cenas na lancha de Afonso (Humberto Carrão). Vale lembrar que Mania de Você, a atual novela das nove, se passa na cidade, mas o cenário é muito pouco explorado.
Privilégio
Ter carta branca para realizar uma série de cenas externas é um privilégio alcançado pela produção de Vale Tudo. Afinal, nos últimos anos, a ordem na Globo era gravar fora da emissora apenas o que fosse indispensável.
Não por acaso, cenas gravadas no exterior – que eram comuns no início de qualquer novela – atualmente são evitadas. As exceções recentes foram Mania de Você e Travessia (2022), que tiveram sequências gravadas em Portugal. Ainda assim, os trabalhos foram realizados com equipe reduzida.
Além disso, a direção da Globo cancelou recentemente a novela O Grande Golpe, escrita por Ricardo Linhares e Maria Helena Nascimento, que estava cotada para a faixa das 21h. Linhares contou em entrevista que o canal arquivou a trama por conta de seus altos custos, tendo em vista que a história exigia muitas cenas gravadas no exterior.