Se tivessem dito a Olívia (Marilu Bueno) que ela passaria por aquilo novamente, talvez a governanta da mansão dos Alcântara teria pedido demissão antes de servir o café da manhã daquela fatídica quarta-feira. Mas, quando tudo começou, ela mal conseguia acreditar que estava presenciando a mesma situação de anos atrás. Realmente, Otávio (Tony Ramos) e Charlô (Irene Ravache) tiveram a quem puxar!
Num dia bastante atípico, os primos descem no mesmo horário para tomar café e assustam Olívia com a coincidência. Será possível? A governanta pede ajuda a Santa Edwiges, mas desconfia de que sobrará para ela outra vez. Ressabiada, aparece na sala principal depois de muito chamarem seu nome e começa a escutar as orientações dos dois. O café de Charlô deve ser fortíssimo, enquanto o de Otávio é sempre mais suave. Charlô gosta de estourar a polpa da laranja na boca, mas o suco de Otávio deve ser coadíssimo. Nada de geléias e queijos para Otávio e, ao contrário, em excesso para Charlô. Zonza com tanta informação, Olívia entra na cozinha, mas antes olha para os quadros dos antigos patrões com ar apreensivo.
Mesa servida, Otávio e Charlô sentam-se civilizadamente sem se importarem com a presença do outro. Milagrosamente, comem sem trocar uma palavra. Mas, quando começam a falar sobre negócios, o clima muda. Charlô exige que Otávio lhe explique por que Roberta (Gloria Pires) decidiu cessar o envio de peças da Positano às lojas Charlo’s. O primo hesita, diz para Charlô não se meter em seus departamentos, mas acaba soltando que não aceita a viúva como diretora presidente da fábrica. Bingo! Charlô já desconfiava, mas precisava escutar de Otávio. O problema é ter uma mulher na presidência da Positano. Ela então defende a empresária vigorosamente, mas logo após seu discurso feminista, vê o primo levantar-se da mesa.
Contendo a raiva, Charlô pede educadamente que Otávio se sente. Irônico, ele finge calma, volta e a responde com muita tranqüilidade. Se a intenção era irritá-la ainda mais, ele conseguiu. Indignada com a atitude de seu “querido” Bimbinho, Charlô ameaça jogar-lhe uma xícara de café. Otávio duvida e, no suspiro de desespero de Olívia que vê tudo se repetir, o líquido voa em direção ao rosto dele. Chocado, ele revida com outra xícara de café. Entre farpas, ameaças e implicâncias, os dois atiram, um no outro, queijos, iogurtes, geléias, sucos e o que mais encontram pela frente. Terminada a guerra, Charlô e Otávio levantam-se como se nada tivesse acontecido, numa elegância britânica, deixando a maior sujeira na sala. Olívia tinha razão… sobrou para ela limpar toda a lambança.
A cena está prevista para ir ao ar na quarta-feira, dia 10, e continuar na quinta-feira, dia 11. ‘Guerra dos Sexos’ é uma obra de Silvio de Abreu, com colaboração de Daniel Ortiz, direção de núcleo e geral de Jorge Fernando e direção de Ary Coslov, Marcelo Zambelli e Ana Paula Guimarães. A novela é exibida de segunda-feira a sábado, logo após o ‘Praça TV 2ª edição’.