Autora da nova versão de Vale Tudo, trama que substitui Mania de Você a partir de março de 2025, Manuela Dias é uma das mais recentes novelistas lançadas pela Globo. Sua estreia como autora solo de novelas aconteceu há cinco anos, em uma trama que acabou enfrentando forte período de turbulência.
Amor de Mãe estreava em 25 de novembro de 2019 e surfava no sucesso de A Dona do Pedaço (2019), sua antecessora. Apesar de não ter mantido a excelente audiência da história de Walcyr Carrasco, a saga de dona Lurdes (Regina Casé) não fez feio e registrou índices satisfatórios.
No entanto, mal sabia Manuela Dias que enfrentaria um inimigo muito mais poderoso que os números de audiência. Poucos meses após a estreia de Amor de Mãe, a pandemia de Covid-19 assolou todo o mundo e a novela acabou sendo interrompida, voltando ao ar mais de um ano depois.
+ Taís Araújo surge em primeira imagem caracterizada como personagem do remake de ‘Vale Tudo’
Aposta da Globo
Manuela Dias já era roteirista veterana da Globo e tinha experiência como colaboradora em novelas. No entanto, sua estreia como titular pegou todo mundo de surpresa, já que aconteceu no horário mais nobre da emissora, a faixa das 21h. Ou seja, a “novata” foi jogada aos leões logo de cara.
Aposta de Silvio de Abreu, então diretor de teledramaturgia da Globo, Manuela vinha do prestígio da minissérie Ligações Perigosas (2016) e Justiça (2016). Por isso, foi convocada para injetar sangue novo à tradicional novela das nove.
Amor de Mãe contava a história de três mulheres: Lurdes, Vitória (Taís Araújo) e Thelma (Adriana Esteves) vinham de realidades distintas, mas seus destinos se cruzavam por conta do desaparecimento de Domênico, o filho de Lurdes que foi “comprado” por Thelma.
+ Andressa Urach fala sobre experiência de gravar conteúdo com 8 homens: ‘Loucura’
Pandemia
Amor de Mãe não foi um grande sucesso, mas manteve média de 30 pontos no Kantar Ibope Media, a atual meta do horário. Porém, a trama precisou enfrentar a pandemia de Covid-19, que obrigou a Globo a interromper a produção de suas novelas.
A novela saiu do ar em 21 de março de 2020, momento em que sua audiência subiu consideravelmente: a última semana da “primeira fase” registrou média de 36 pontos. Porém, as gravações foram retomadas apenas no segundo semestre, e com várias medidas de segurança, o que tornava sua produção mais morosa.
Por conta disso, a Globo decidiu encurtar Amor de Mãe, que fechou com 125 capítulos. Foram apenas mais 23 capítulos na segunda fase, que entrou no ar em 15 de março de 2021. A autora optou por abordar a pandemia na história, o que deixou a novela desatualizada e rendeu críticas.
Ainda assim, Amor de Mãe foi considerada bem-sucedida pela emissora e última novela inédita do horário a ultrapassar a marca dos 30 pontos no Ibope. De lá para cá, a Globo vem perdendo fôlego no horário.