Nos próximos capítulos da história de Daniel Ortiz, uma cena de flashback mostrará como aconteceu a tragédia. Depois de uma briga feia com Shirlei (Sabrina Petraglia), Carmela (Chandelly Braz) acabará revelando que causou o acidente que deixou a irmã manca em “Haja coração”.
De acordo com a coluna de Patrícia Kogut, Carmela aparecerá aos 4 anos junto com Francesca (Marisa Orth) e Shirlei, ainda bebê, no segundo andar da casa delas. A mãe das crianças pedirá para a filha mais velha tomar conta da irmã enquanto vai preparar a mamadeira.
Ao ficar sozinha, Carmela pegará Shirlei no colo e descerá as escadas cantando uma música de ninar. Ela tropeçará e derrubará a menina. Assustada, gritará por socorro.
– Foi sem querer, mãe. Não briga comigo. Foi sem querer – dirá Carmela para Francesca.
Depois disso, a ação será deslocada novamente para o presente. A modelo estará em estado de choque repetindo a frase. Shirlei ficará arrasada e questionará o motivo pelo qual esconderam a verdade.
– Não ia fazer diferença. Eu queria poupar a Carmela. Não queria que ela carregasse essa culpa, mas eu errei – explicará Francesca.
A namorada de Felipe (Marcos Pitombo) perguntará porque a irmã tem tanto ódio dela se tudo não passou de um acidente.
– Porque ela (Francesca) nunca mais me olhou do mesmo jeito. Desde aquele dia. Não me deixava nem chegar perto. E você era meu bebezinho. Só queria brincar com você. Fui ficando sozinha, me sentindo um monstro. Se você é manca da perna, eu fiquei manca de alma – responderá Carmela, que em seguida sairá da casa.
Numa próxima sequência, Francesca surgirá contando o resto da história para Shirlei, Tancinha (Mariana Ximenes) e Giovanni (Jayme Matarazzo):
– Foi tudo muito rápido. No hospital disseram que a Shirlei tinha tido luxação nos quadris. E que era quase certo que fosse dar uma sequela. Preferi trancar esse segredo comigo. Fiz o que achei que era certo naquele momento. O tempo foi passando, a Shirlei começou a ter problemas pra andar e a Carmela lembrava do assunto. Chorava toda vez que via a Shirlei com dor, que via a pobrezinha mancando.
Francesca dirá que, quando percebeu que Carmela não esqueceria o drama, decidiu fazer um pacto com ela:
– Falei firme: chega, nunca mais a gente vai falar disso. Mesmo que só estejamos nós duas, sozinhas, a gente vai fazer de conta que a Shirlei nasceu assim. Errei feio. Não se pode calar uma criança que tem um trauma. É que nem pressionar um machucado, inflama e cresce. Foi o que aconteceu. A Carmela ficou traumatizada. A culpa virou esse ódio que ela tem dela mesma, de mim, de vocês.