Orville (Paulo Rocha) vai ver momentos de tensão em “Império”. Depois de ser preso por causa das falsificações que fazia, ele fica a um passo de ser desmascarado por ninguém menos que Salvador (Paulo Vilhena).
De acordo com o blog Telinha do jornal Extra, o esquizofrênico foge do manicômio com outros presos e fica vagando pela cidade até dar de cara com um cartaz com a imagem de um dos seus quadros anunciando um leilão. Em surto, Salvador joga o pedregulho e a vitrine se estilhaça em mil pedaços. Ele fica desamassando o desenho e acaba percebendo, no rodapé, o nome da Casa de Leilão Jonas Podanski com um endereço. “Hum… tá escrito… uma rua… um número…”, diz ele. Salvador tem um insight, ou algo próximo disso que a loucura permita, e resolve dobrar o cartaz e guardá-lo no bolso, antes de sair caminhando.
Salvador dobra o pôster, coloca no bolso, olha em volta e vê Leonardo (Klebber Toledo) com a cabeça entre as mãos. Salvador vai até Leonardo, mostra o pôster e pergunta onde fica aquele lugar. O rapaz olha em volta, pergunta se ele está sozinho. Salvador diz que tem um amigo e que está atrás dele. Depois, o pintor mostra o desenho e fala que foi ele quem fez. Incrédulo, Leonardo decide levar Salvador até o local. Ao chegar na casa de leilão, Orville está vendendo dois quadros de Salvador para um comprador importante e leva um susto ao vê-lo lá. ” Te achei! Meu grande amigo!…”, diz Salvador.
Orville e Jonas (Luca de Castro) ficam em choque. Orville vai falar algo, mas Salvador o abraça. “Sabia que tava aqui!”, fala o pintor. “Desculpe, vou ter que dar uma saída, mas o Jonas assume o comando. Pode ter certeza que vai fazer um ótimo negócio”, diz Orville. Emanoel, o cliente, não entende nada e Jonas explica: “Parente dele… Problemas mentais”. Orville sai abraçado com Salvador, que vê os quadros e para… aponta. “Meus! Olha as minhas pinturas!”, grita. Emanoel se surpreende: “Dele?”. Salvador continua: “Lembra quando eu fiz esse? Na sua frente?”. Orville não responde e sai levando ele para fora da loja: “Vem, vou te levar pra tua casa”. Orville sai com Salvador que vira a cabeça a olhar para os quadros.”Ele disse que os quadros eram dele?”, pergunta o cliente para Jonas. “Esse pobre coitado vive delirando… O Orville corta o maior dobrado com ele. Imagina! Um doido…”, responde.