A obsessão de Ernest Hauser (José de Abreu) por Iolanda (Carolina Dieckmann) não tem limites e quem mais sofre com isso é Mundo (Domingos Montagner). Com a ajuda de Manfred (Carmo Dalla Vecchia) e Valter (Leopoldo Pacheco), o milionário contrata uma moradora do cortiço para desmoralizar o operário publicamente.
Durante um comício de Mundo na porta da Fundição Hauser, Rosa (Karine Carvalho) chega com uma criança e, aos gritos, acusa o candidato a deputado de tê-la abandonado com uma filha. Ela conta que Mundo não quis assumir a paternidade e a deixou na miséria com um bebê nos braços. Rosa ainda o chama de mentiroso e diz que ninguém deveria votar nele.
Os jornalistas que acompanham o comício cobram explicações de Mundo, que tenta se defender e afirma que nada daquilo é verdade. A multidão, indignada por achar que foi enganada pelo ex-operário, começa a se inflamar. Instala-se o caos, com todos falando ao mesmo tempo e flashes espocando em Mundo. Somente os amigos do cortiço e do cabaré acreditam na inocência dele.
Da janela de seu escritório, Ernest assiste a tudo com ar de satisfação e comemora com Manfred o sucesso do plano para destruir a candidatura do rival. Enquanto isso, lá embaixo, Mundo afirma para a imprensa que está sendo vítima de uma armação e pergunta a Rosa quem está por trás de tudo. Mas a moça dá um jeito de escapar e some no meio do tumulto.
As cenas estão previstas para ir ao ar neste sábado, dia 23. ‘Joia Rara’ é uma novela de Thelma Guedes e Duca Rachid, com direção geral de Amora Mautner e direção de núcleo de Ricardo Waddington.