Em mais uma de suas armações para ter Pérola (Mel Maia) de volta, Ernest (José de Abreu) faz a assistente social achar que Amélia (Bianca Bin) não tem condições de criar a filha. O milionário arquiteta um plano para que a menina seja flagrada no cabaré Pacheco Leão, onde a ex-operária trabalha como camareira. Assim, ele convence o juiz de que merece ter a guarda de Pérola.
Para atingir seu objetivo, Ernest conta novamente com a ajuda de Manfred (Carmo Dalla Vecchia). Ele manda Benito (Anthero Montenegro) se aproximar de Zefinha (Cristiane Amorim), prima de Amélia, e lhe oferecer um emprego em troca de um favor: levar Pérola para o cabaré escondida da mãe. Encantada com Benito e seduzida pela possibilidade de conseguir um cargo na Fundição Hauser, Zefinha aceita participar da jogada sem se preocupar com as consequências. Em um primeiro momento, Pérola diz que não vai ao cabaré porque Amélia não deixa; mas Zefinha a convence, afirmando que será apenas uma visita rápida.
No Pacheco Leão, as duas passeiam pela coxia, Pérola fica maravilhada ao entrar no camarim de Aurora (Mariana Ximenes) e experimenta várias roupas da vedete. Depois, Zefinha a leva para ver o show no salão e, aproveitando a empolgação da menina, escapa para ligar para Benito.
Amélia fica surpresa ao ver Pérola no cabaré e questiona as atitudes da prima. Naquele momento, Ernest chega com uma assistente social, que lamenta ver a criança em tal situação. Dias depois, o milionário consegue reaver a guarda de Pérola que, triste, se muda novamente para a mansão.
As cenas estão previstas para ir ao ar a partir do próximo sábado, dia 16. ‘Joia Rara’ é uma novela de Thelma Guedes e Duca Rachid, com direção geral de Amora Mautner e direção de núcleo de Ricardo Waddington.