Obcecado pela ideia de ser um legítimo Hauser, Manfred (Carmo Dalla Vecchia) não vê limites para suas atitudes. A vítima da vez é Amélia (Bianca Bin), que vai à mansão com Pérola (Mel Maia) visitar Ernest (José de Abreu). Lá, enquanto a menina sobe para ver o avô, Manfred tranca Amélia em seu quarto sem que ninguém veja.
Aos gritos, ela pede que Manfred abra a porta, mas é em vão. Insistente, ele se declara novamente e diz que é o único homem que pode fazê-la feliz. Fala mal de Franz (Bruno Gagliasso), chamando-o de mentiroso e afirmando que ele a abandonou de propósito na cadeia. Amélia implora para sair, com medo que Pérola ouça a discussão, mas Manfred a abraça e tenta forçar um beijo.
Enquanto isso, Pérola conta para Ernest que sonhou que Silvia (Nathalia Dill) está viva, deixando-o atordoado. Para quebrar o clima, Gertrude (Ana Lúcia Torre) conta para a menina que os dois vão se casar. Preocupada, Pérola pergunta se o avô está feliz com a situação e recebe o silêncio e uma cabeça baixa como resposta.
É aí que eles ouvem os gritos de socorro de Amélia. Ernest manda Gertrude ficar com Pérola e vai para o quarto de Manfred. Aos gritos, ele tenta convencer o filho a abrir a porta e, diante da negativa, tenta arrombá-la e ameaça chamar a polícia. Dentro do quarto, parecendo privado de qualquer razão, Manfred começa a chorar e pergunta por que Amélia não o ama. Ela respira fundo e, tentando manter a calma, explica que amor não é algo que possa ser forçado. Destroçado e aos prantos, Manfred abre a porta e deixa Amélia sair.
A sequência está prevista para ir ao ar nesta sexta-feira, dia 10, com continuação no sábado. ‘Joia Rara’ é uma novela de Thelma Guedes e Duca Rachid, com direção geral de Amora Mautner e direção de núcleo de Ricardo Waddington.