Constância (Patrícia Pillar) está sempre conspirando a favor da sua família e de seu status na sociedade. Toda vez que precisa, ela dá um jeitinho de conseguir o que quer. Mas algumas vezes essas vantagens caem no seu colo de mãos beijadas. Como em uma tarde em que Margarida (Bia Seidl) a procura para desabafar, e fala sobre uma carta endereçada para Edgar (Thiago fragoso), vinda de Portugal.
“O casamento do Edgar com a Laura me preocupa, Constância”, confessa Margarida, “Chegou uma carta pro Edgar, de Portugal, por engano, na minha casa”. Constância fica atenta aos novos fatos e sonda sobre o conteúdo da carta: “Com certeza algum colega de faculdade do seu filho”. Margarida lhe entrega a carta, já falando sobre quem enviou: “Não, a carta é de uma mulher”.
Constância lê o nome da remetente: “Catarina Ribeiro (Alessandra Negrini)”. A mãe de Edgar estranha que o filho receba carta de uma mulher, que mora em outro país: “Um rapaz casado receber cartas femininas de além-mar?”.
Constância pergunta para Margarida o que ela pretende fazer com a carta. “Eu estava disposta a entregar a carta ao Edgar, mas as atitudes dele em relação ao pai são tão chocantes que fiquei sem saber o que fazer”, responde Margarida. Nesse momento, a mãe de Laura fica aliviada: “Então os males do Edgar vieram para o bem, minha amiga!”. E, fingindo que jogou a carta fora, acalma Margarida: “Esquece essa carta. Ela vai direto pro fogo”.
Depois da conversa, Margarida vai embora aliviada, enquanto Constância pega a carta no chão, lê e fica furiosa com o que está escrito. Mais tarde é a vez dela desabafar com sua irmã, Carlota (Christiana Guinle): “Uma amante em Portugal!”.
Carlota, surpresa com o que acaba de ouvir, questiona a irmã sobre seus planos: “Vai fazer o que, queimar a carta?”. “Ainda não. Nunca se sabe quando uma coisa como essa pode ser útil… Isso ainda pode ser um trunfo! Guarda com você, lá em casa nada está suficientemente seguro da curiosidade do Assunção”, responde a ex-baronesa.
Esta cena vai ao ar no sábado, 20 de outubro.