A audiência de Mania de Você anda bem abaixo do que a Globo esperava. Com média de 21,7 pontos de média no Kantar Ibope Media, a trama de João Emanuel Carneiro está bem longe dos sonhados 30 pontos.
No entanto, ao mesmo tempo em que afugentou o grande público, Mania de Você tem sido elogiada pela crítica especializada e é alvo de comentários positivos nas redes sociais. Isso mostra que a novela, embora longe do trilho ideal de audiência, tem grande potencial e pode conseguir virar o jogo.
Porém, para isso, João Emanuel Carneiro precisará mexer na maneira como conta a história. O autor optou por não facilitar a vida do público ao narrar uma trama com protagonistas controversos e precisará movimentar as peças deste tabuleiro para que os espectadores consigam embarcar na história.
+ Mania de Você: Luma irá acusar Viola de assassinato
Protagonistas dúbios
Mania de Você gira em torno do quarteto Viola (Gabz), Luma (Agatha Moreira), Rudá (Nicolas Prattes) e Mavi (Chay Suede). A “ciranda amorosa” que os envolve é que movimenta o enredo criado por João Emanuel Carneiro.
Porém, todos eles passam longe dos estereótipos clássicos de mocinho ou bandido. Viola foi vendida como a mocinha, mas foi capaz de trair o namorado e a melhor amiga. Já Luma foi anunciada como vilã, porém, até aqui, ela foi uma grande vítima de uma série de armações.
E o que dizer de Rudá como mocinho? Até agora, o personagem de Nicolas Prattes não disse a que veio e só meteu os pés pelas mãos com atitudes sem sentido. Sendo assim, o autor de Mania de Você devia deixar mais claras as motivações dos personagens, para que o público possa torcer por um deles.
+ João Emanuel Carneiro, autor de Mania de Você, não tem plano B para salvar a novela
Acelerada demais
O público reclamou do ritmo devagar quase parando de Renascer. Porém, com Mania de Você, é o contrário: a novela se mostra apressada demais, o que acaba gerando certo incômodo.
A Globo, inclusive, acelerou a primeira fase da novela na tentativa de atrair o público. Mas, ao jogar várias cenas no lixo com a picotada, acabou por dificultar ainda mais a compreensão do público sobre a novela.
A reiteração é uma característica do folhetim clássico. Deste modo, haja reiteração para conseguir explicar ao público o que já se passou do início da novela até aqui. O autor precisava rever o ritmo da história.
Ausência de núcleos paralelos
Os primeiros capítulos de Mania de Você deram bastante espaço ao quarteto protagonista, além de Mércia (Adriana Esteves) e Molina (Rodrigo Lombardi). Além deles, a história de Ísis (Mariana Ximenes) também ganhou um grande destaque no início.
+ Mania de Você: Rudá encara pesadelo ao flagrar Viola e Mavi aos beijos
E só. Com uma trama muito centrada nos protagonistas, Mania de Você ficou parecendo uma série, o que pode ter afastado o público mais tradicional. Novos personagens e histórias entraram em cena após a passagem de dez anos e, agora, João Emanuel Carneiro precisa dar mais espaço a eles.
Com estes ajustes, o autor de Mania de Você tem chances de fazer sua história engrenar. Tempo ao tempo.
Colaborou: André Santana
**As críticas e análises aqui expostas correspondem a opinião de seus autores