MSN

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Análise: Excesso de segredos prejudica Mania de Você

Falta de apelo popular é outro fator que ajuda a explicar o insucesso da trama das nove

-

-

Colaboradores
Colaboradores
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!
Chay Suede e Adriana Esteves em Mania de Você
Chay Suede e Adriana Esteves em Mania de Você – Foto: Globo

Com índices de audiência bem abaixo do esperado, Mania de Você ainda não dá sinais de que pode reverter essa situação. A trama derrubou os números herdados de Renascer (2024), que já eram considerados mornos.

- Continua após o anúncio -

Não é difícil compreender o motivo de tamanho desastre. Mania de Você, embora seja muito elogiada por parte da crítica e do público nas redes, não é uma história que tem apelo popular. A narrativa construída por João Emanuel Carneiro parece nichada, voltada a uma parcela específica do público.

Essa impressão é confirmada por uma pesquisa realizada pela Globo. De acordo com o jornal O Globo, a emissora constatou que Mania de Você atraiu um público que, normalmente, não acompanha novelas. Em contrapartida, afugentou a plateia mais tradicional.

+ Mania de Você: Luma consegue prova contra Mavi e fica revoltada: “Bandido!”

- Continua após o anúncio -

Segredos demais

Um dos motivos para isso pode ser o fato de Mania de Você ter segredos demais. A novela, em nenhum momento, se mostra por inteiro para o público. Isso instiga o espectador que comprou a novela, mas, sem dúvidas, irritou a plateia que prefere um folhetim mais tradicional.

Até hoje, não se sabe exatamente quais são as motivações de Viola (Gabz) e Luma (Agatha Moreira), por exemplo. Viola é uma mocinha com defeitos ou há oportunismo em suas atitudes? Luma é apenas uma jovem tentando sobreviver ou sempre foi mau-caráter?

- Continua após o anúncio -

Mesmo Mavi, até aqui um vilão de claras motivações, tem seus segredos. Nos próximos capítulos, por exemplo, será revelado que ele é traficante de animais. Algo que, até o momento, parece bem distante do radar da narrativa da novela.

+ Mania de Você: encurralada, Mércia vira o jogo e apela para Rudá

Quem é quem?

Mércia (Adriana Esteves) também é uma personagem de difícil compreensão. Ao que parece, ela é uma bandida que quer sempre estar do lado vencedor da história. Por isso, Mércia se alia àqueles que atenderão aos seus objetivos.

Assim como ela foi cúmplice de Molina (Rodrigo Lombardi) no passado, agora ela cumpre o mesmo papel com Mavi. Mas ela posa de “mãe” ao lado do filho que abandonou sem remorso no passado.

+ Mania de Você: Ísis humilha o pai e o deixa morrer às minguas

Mércia criou Luma, mas está claro que ela só vê a garota como uma galinha dos ovos de ouro. Já Viola e Rudá são pedras no meio de seus planos. Ainda assim, a obscuridade da personagem incomoda. A história funcionaria melhor se alguns dos protagonistas agissem de forma mais clara.

Estilo

João Emanuel Carneiro ficou famoso por criar personagens que caminham no limiar entre o bem e o mal. O autor costuma brincar com os anseios e expectativas do público. Foi assim em A Favorita (2008), na qual Flora (Patrícia Pillar) parecia uma mocinha, mas se revelava uma vilã assassina. Ou em Avenida Brasil (2012), trama na qual a mocinha Nina (Débora Falabella) enganava a vilã Carminha (Adriana Esteves).

Mas, com Mania de Você, o autor foi ainda mais longe. Carneiro apresentou cinco protagonistas que são verdadeiras incógnitas, mesmo com a novela já há um mês no ar. É uma trama interessante, mas não parece uma novela.

+ Mania de Você: Luma trai confiança de Rudá e salva Mavi da prisão

Não é ruim a Globo fazer apostas mais ousadas para quebrar o lugar comum de vez em quando. Mas a emissora pode não ter escolhido o melhor momento para fazer isso.

Colaborou: André Santana

**As críticas e análises aqui expostas correspondem a opinião de seus autores

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Colaboradores
Colaboradores
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!