MSN

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Análise: Mania de Você sofre até hoje por erro da primeira semana

Cortes promovidos pela emissora na primeira fase comprometeram a narrativa do folhetim

-

-

André Santana
André Santana
Jornalista, escritor e produtor cultural, André Santana escreve sobre televisão desde 2005 e já passou por várias publicações especializadas, assinando críticas, análises e informações sobre TV e novelas.
Angelo Antonio como Nahum em Mania de Você
Angelo Antonio como Nahum em Mania de Você – Foto: divulgação/Globo

A Globo segue fazendo ginástica para tentar fazer Mania de Você acontecer. A emissora voltou a reeditar os capítulos, no intuito de imprimir mais ritmo à narrativa e, quem sabe, despertar o interesse do público.

- Continua após o anúncio -

Porém, a cada dia que passa, a salvação da novela parece mais e mais distante. É pouco provável que o folhetim de João Emanuel Carneiro não termine como um dos maiores fracassos da Globo na faixa das 21h. Isso porque, até hoje, a trama sofre por conta de um erro cometido em sua primeira semana.

Com o fraco desempenho inicial, a emissora passou a tesoura e encurtou a primeira fase da novela. Assim, não houve tempo para o público se envolver com os personagens e suas histórias. Até hoje, essa falta de envolvimento compromete o folhetim.

+ Mais uma vez, Globo reedita e acelera Mania de Você para levantar a audiência

- Continua após o anúncio -

Quem é Nahum?

Exemplo mais recente desse equívoco é Nahum (Angelo Antonio), o pai de criação de Mavi (Chay Suede). O personagem apareceu rapidamente no início da história para logo sumir sem deixar rastros. Recentemente, ele foi “resgatado”, mas parece um verdadeiro estranho no ninho.

Nahum até parecia um tipo simpático, pois foi apresentado como um bom pai para Mavi, e que também acolheu Viola (Gabz) de braços abertos. No entanto, com os inúmeros cortes promovidos pela Globo nos primeiros capítulos de Mania de Você, Nahum teve um espaço mínimo nos primeiros capítulos.

- Continua após o anúncio -

Depois disso, ele ficou vários e vários capítulos sem dar as caras. Com certeza, boa parte do público chegou até a esquecer do personagem, que ele é um ex-namorado de Mércia (Adriana Esteves), e que criou Mavi quando a governanta o deixou.

+ Mania de Você: Dhu recebe ajuda inesperada, dá a volta por cima e fica poderosa

Sem envolvimento

Diante disso, quando Nahum reapareceu na história em capítulos mais recentes, o público simplesmente deu de ombros. Afinal, sua aparição inicial foi tão mínima, que não houve tempo para que o personagem estabelecesse qualquer tipo de envolvimento junto ao espectador.

Assim, quando Nahum retorna e despeja vários segredos do passado, o impacto das revelações é infinitamente menor do que deveria ser. O espectador não conhece Nahum e, portanto, suas informações não parecem tão relevantes.

Além de trazer detalhes sobre o passado de Mércia, Nahum também revelou um envolvimento com Moema (Ana Beatriz Nogueira), outra personagem extremamente mal desenvolvida e também prejudicada pelos cortes. Por isso mesmo, o casal a ser formado por eles já não empolga de cara.

+ Mania de Você: Mavi questiona Mércia sobre o seu passado

Reedição equivocada

Nahum é apenas um exemplo gritante de que os cortes promovidos pela Globo no início de Mania de Você prejudicaram a narrativa de tal forma que as consequências são sentidas pela audiência até hoje.

Foi pelo mesmo motivo que o espectador não se entusiasmou com o mistério em torno da morte de Molina (Rodrigo Lombardi). Os cortes iniciais também eliminaram qualquer possibilidade de o público se envolver com o vilão, o que seria fundamental para que o enigma em torno de seu assassinato empolgasse.

Por fim, o romance entre Viola e Rudá (Nicolas Prattes) também fracassa pela mesma razão. O público, até hoje, não conhece direito os mocinhos da história. Como torcer para quem não se conhece? Ao reeditar a primeira fase de Mania de Você, a Globo parece ter minado qualquer remota possibilidade de a trama se recuperar. O estrago já está feito.

**As críticas e análises aqui expostas correspondem à opinião de seus autores

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

André Santana
André Santana
Jornalista, escritor e produtor cultural, André Santana escreve sobre televisão desde 2005 e já passou por várias publicações especializadas, assinando críticas, análises e informações sobre TV e novelas.