Nos bastidores de Mania de Você, o clima anda tenso desde a estreia. A atual novela das 21h enfrenta baixa audiência, com média de 21,6 pontos na Grande São Paulo – a menor já registrada para esse horário. Para tentar atrair o público, os capítulos estão sendo editados e acelerados pouco antes de irem ao ar, o que acaba modificando a obra idealizada pelo autor, João Emanuel Carneiro.
Essas mudanças têm gerado insatisfação, principalmente do autor. De acordo com a revista Veja, recentemente houve uma reunião virtual tensa entre João e os diretores Isabella Teixeira, Philippe Barcinski, Guilherme Azevedo, Igor Verde e Walter Carvalho, junto com a direção geral. Durante a conversa, foram discutidos os cortes e ajustes que impactam o desenvolvimento da novela, além de mudanças que estão adiantando reviravoltas planejadas para mais tarde. Algo parecido já havia ocorrido em Terra e Paixão, novela de Walcyr Carrasco, que se prolongou sem muitas novidades após alterações no enredo.
+ Fátima em Mania de Você, Mariana Santos reflete sobre relações tóxicas: “só se dá conta depois”
Sob a direção de José Luiz Villamarim, que comanda a teledramaturgia da Globo, a decisão foi de seguir com cortes em cenas consideradas desnecessárias e ajustar a condução dos personagens. Mavi (Chay Suede) deve ser apresentado de forma mais clara como vilão, e evitando explorar seu suposto envolvimento amoroso com o amigo, Iberê (Jaffar Bambirra).
Mudanças definidas
Além disso, foi pedido maior destaque para as cenas cômicas, especialmente nas interações entre Mariana Ximenes e Eliane Giardini. Já a personagem Mércia, vivida por Adriana Esteves, foi considerada inverossímil, e a falta de algumas cenas importantes para o entendimento da personagem prejudicou a aceitação do público.
+ Mania de Você inicia terceira fase com grande reviravolta e Viola no ‘fundo do poço’
As mudanças rápidas também deixaram o elenco desconfortável, com alguns atores reclamando de cenas gravadas que acabam sendo cortadas na edição final. Muitos lamentam o desperdício de trabalho, tempo e recursos.
Além disso, há personagens que deveriam ter estreado, mas ainda não apareceram. Embora ajustes em novelas sejam comuns, a velocidade e intensidade dessas alterações têm gerado insegurança e levantado preocupações de que essa tentativa de redirecionamento possa comprometer o desenvolvimento da trama, prevista para terminar em março.
Colaborou: Renan Santos