A Globo voltou a mexer na edição dos capítulos de Mania de Você. A emissora tem reeditado episódios, antecipando sequências para tentar dar mais agilidade à história de João Emanuel Carneiro.
De acordo com o jornal O Globo, uma cena prevista para sábado (2), na qual Viola (Gabz) escuta uma conversa de Mavi (Chay Suede), foi antecipada para sexta-feira (1º). Já a viagem de Luma (Agatha Moreira) ao Rio de Janeiro, prevista para segunda-feira (4), será exibida já a partir de sábado (2).
Ainda segundo a publicação, os ajustes são uma nova tentativa da Globo de fazer Mania de Você reagir no Ibope. Até aqui, a trama acumula média de 21,6 pontos, a mais baixa do horário.
+ Mania de Você: Dhu recebe ajuda inesperada, dá a volta por cima e fica poderosa
Mais agilidade
Não é a primeira vez que a Globo mexe na edição de Mania de Você para tentar salvar a novela escrita por João Emanuel Carneiro. A trama passou por ajustes logo em seus primeiros capítulos, por conta dos baixos índices de audiência registrados.
Como os primeiros capítulos da novela ficaram abaixo do que a Globo esperava, o canal acelerou a história na edição, no intuito de encurtar a primeira fase e alcançar logo o momento em que Molina (Rodrigo Lombardi) era assassinado.
A emissora acreditava que o mistério em torno da identidade do assassino do vilão poderia atrair a atenção do público. Porém, não foi isso o que aconteceu, e Mania de Você continuou apresentando baixos índices.
+ Mania de Você: Mavi questiona Mércia sobre o seu passado
Estratégia repetida
Curiosamente, a antecessora de Mania de Você passou pelo mesmo processo na Globo. Renascer também sofreu alterações na edição em uma tentativa de tornar a história escrita por Bruno Luperi mais ágil.
Embora a audiência de Renascer não tenha sido tão baixa quanto a de Mania de Você, a Globo considerou que o ritmo lento da produção rural afugentava o público. Por isso, optou por antecipar sequências de impacto, no intuito de reduzir a impressão de que nada acontecia na novela.
Mas a estratégia não apresentou grandes resultados. Renascer manteve-se em seu patamar habitual e fechou sua trajetória com média geral de 25,5 pontos, bem distantes dos 30 pontos sonhados pela Globo.