No mês de julho, o elenco, equipe de produção e direção de ‘Mania de Você‘, próxima novela das nove da TV Globo, cruzou o Atlântico para gravar cenas em Portugal. Foram 10 dias de viagem com seis diárias de gravação em terras lusitanas, passando por Porto, Lisboa e Linhares da Beira.
Além dos atores Nicolas Prattes, Alanis Guillen, Bruno Montaleone e Joana de Verona – que reside no país – cerca de 30 pessoas da equipe, entre produção e direção, estiveram nos sets de gravação, sendo nove profissionais do Brasil que se deslocaram para Portugal especialmente para a produção. Somente de material para a novela, foram oito bagagens: cinco malas com figurino, uma com equipamentos de arte, uma de caracterização e outra de tecnologia.
+ Adriana Esteves revela spoiler de Mércia, sua personagem em ‘Mania de Você’
Na trama, criada e escrita por João Emanuel Carneiro, com direção artística de Carlos Araujo, Rudá (Nicolas Prattes) foge para Portugal depois de se tornar um dos principais suspeitos de um misterioso assassinato. Com uma nova identidade, ele passa a trabalhar como garçom em um restaurante, onde conhece Felipa (Joana de Verona). Os dois acabam se apaixonando, e dão início a uma longa relação. Dez anos se passam, e Rudá trabalha cuidando dos animais do Oceanário de Lisboa, quando vê Viola (Gabz) em uma nova fase de sua vida na TV, e decide voltar para o Brasil, abandonando Felipa. Mas ela, logo depois, vai ao Brasil atrás dele para tentar salvar a relação.
Gravações de Mania de Você em Portugal
Animado com as gravações em Portugal, Nicolas relembra sua primeira visita ao país. “Portugal é um país que eu amo. Eu tive a oportunidade de vir a Lisboa a primeira vez em 2018, fiquei num apartamento aqui perto e eu corria. Todos os dias eu via o sol nascer aqui na Praça do Comércio. E agora me passou um filme na cabeça, de todo esse tempo. Lisboa é uma cidade que eu tenho um carinho muito grande“, revela o ator que conta mais detalhes sobre sua preparação.
+ Mania de Você: Eliane Giardini comenta o legado de Berta e a ambição de Ísis
“No oceanário, tive a oportunidade de conversar com os profissionais que alimentam os tubarões, alimentam os peixes, limpam os aquários. Com os biólogos que trabalham lá também, para explicarem o comportamento dos animais, a especificidade de cada um. Há todo um trabalho por trás que nós não imaginamos. A gente visita ali, a gente olha aqueles peixes lindos, mas quando você vai para o backstage você aprende muita coisa. Esse trabalho de conhecer o Oceanário foi importantíssimo. Eu fiquei sabendo que o Oceanário tem 27 anos e que tem uma garoupa lá que tem 30 anos. A garoupa é mais antiga do que o oceanário! É um universo muito rico e eu me sinto presenteado de poder levar essa imagem para o Brasil e depois para o mundo“, diz.
Fazendo o caminho inverso, Michele (Alanis Guillen) e Cristiano (Bruno Montaleone), largam os seus empregos no resort Albacoa para tentar a sorte em Portugal, mas acabam passando maus bocados no país, que culminam com ele na prisão. Michele, então, decide voltar ao Brasil e batalhar por dinheiro para pagar um advogado que possa defender Cristiano no Exterior. Em terras brasileiras, arranja um trabalho como diarista. E os rumos do casal mudam quando surge um homem disposto a ajudar.
Alanis Guillen em Portugal
Pela primeira vez em Portugal, Alanis Guillen celebra a oportunidade. “Está sendo uma delícia. Está fluindo de um jeito lindo. Uma equipe muito incrível, todo mundo. E as paisagens, cada lugar. Eu não conhecia Portugal, então está sendo uma experiência de conhecimento, de entrega, de descobertas“, elogia.
+ Mania de Você: Elenco fala sobre as gravações em Angra dos Reis
Seu parceiro de cena, Bruno Montaleone complementa: “Incrível. Eu estive em Portugal só uma vez. Tinha vindo para Lisboa, mas não consegui conhecer muito. Ao mesmo tempo que estamos trabalhando, aproveitamos para conhecer nos momentos de folga. Portugal é realmente muito encantador. Fomos para Linhares, um lugar que eu nunca imaginei ir. Para um ator é muito enriquecedor, porque quando a gente está ensaiando fica imaginando como é que vai ser o lugar. E isso nos alimenta muito. Quando você vê, já está na cena. Você está no carro, olha para o lado e já se sente no personagem, no momento, na história. Então, para mim, que comecei a gravar a novela em Portugal, não tinha gravado nada ainda no Brasil, foi muito importante. É o momento crucial da história do meu personagem. Estas cenas que gravamos foram um presentão para mim, de verdade“, conta.
Já a atriz luso-brasileira, Joana de Verona, que mora em Portugal, celebra o reencontro com Nicolas Prattes e com pessoas da equipe de produção. “Era uma equipe reduzida, mas com profissionais portugueses com quem eu já tinha trabalhado e com brasileiros que tive a oportunidade de conhecer em ‘Éramos Seis’. E minhas cenas foram com Nico (Nicolas Prattes) com quem já fiz par em outro projeto. Foi tudo muito legal e ainda pude dirigir uma moto pela primeira vez“, conta a atriz que, em breve, estará no Brasil para dar sequência em suas cenas como Filipa.