
Novela que derrubou o horário nobre da Globo, Mania de Você entra na reta final sem refrescar a situação do canal na faixa das 21h. A trama de João Emanuel Carneiro acumula baixas audiências e se posiciona bem atrás de suas antecessoras.
De acordo com o jornal ‘O Globo’, Mania de Você anotou 21 pontos no Kantar Ibope Media em São Paulo, considerando até o capítulo 136, que foi ao ar na quinta-feira (13). No mesmo período, Renascer (2024) tinha 25,5 de média, enquanto Terra e Paixão (2023) anotou 26.
Mania de Você apresentou dificuldades em emplacar desde a estreia, em setembro do ano passado. A novela chegou a sofrer intervenções da Globo, que promoveu vários cortes na primeira fase, mas as mudanças não surtiram efeito.
+ Saiba onde será gravada a cena da morte de Rudá em Mania de Você
Recorde negativo
Mania de Você deve fechar com a menor média de audiência da faixa das 21 da Globo. Com isso, a trama bate o recorde negativo de Um Lugar ao Sol (2021), que fechou com 22,3 de média geral e, até então, era a trama menos vista do horário.
Travessia (2022), com 24,2 pontos, aparece logo em seguida dentre as novelas das nove menos vistas da Globo, seguida de Babilônia (2015), que anotou 25,4 e se manteve como um fracasso histórico por muitos anos.
Assim, a nova versão de Vale Tudo terá uma missão bastante espinhosa pela frente. A substituta de Mania de Você terá a tarefa de elevar a audiência do horário e entregar bons números à Globo.
+ Mania de Você: Berta expulsa Ísis da mansão
Desastre
Mania de Você entrou no ar em 9 de setembro, registrando 23 pontos no primeiro capítulo, resultado que decepcionou a Globo. Com isso, o canal iniciou uma operação para tentar elevar os índices.
A primeira medida da emissora foi cortar várias cenas da primeira fase para antecipar a “morte” de Molina (Rodrigo Lombardi), que marcaria a primeira grande virada da história. Mas, mesmo com a virada, a novela não reagiu.
A partir daí, outros ajustes aconteceram na edição e no texto. O autor João Emanuel Carneiro antecipou acontecimentos e mudou os rumos de vários personagens. No entanto, as mudanças não fizeram a audiência crescer e ainda deixaram a história perdida.