A trama principal de “Mulheres de Areia” parte da volta da professora primária Ruth (Gloria Pires) a Pontal, sua cidade natal, depois de um tempo dando aulas em uma fazenda. Ela vai morar com os pais, Isaura (Laura Cardoso) e Floriano (Sebastião Vasconcelos), e com sua gêmea, Raquel, que se aproveita da semelhança física entre as duas para conquistar o namorado de Ruth, o bem-sucedido empresário Marcos Assunção (Guilherme Fontes).
+ Gloria Pires relembra interpretação de Ruth e Raquel em Mulheres de Areia: ‘Trabalhoso’
Raquel consegue seduzir Marcos e se casa com ele, movida exclusivamente pelo dinheiro. O casamento, no entanto, não impede que ela continue a se encontrar às escondidas com o mau-caráter Wanderlei (Paulo Betti), seu namorado.
A reviravolta na trama
As irmãs Raquel e Ruth saem para passear de barco. A partir daí a história sofre uma reviravolta quando Raquel sofre um acidente no mar, é dada como morta, e Ruth assume seu lugar para ficar ao lado de Marcos. Tonho (Marcos Frota) acha a aliança de Raquel na mão da Ruth e resolve falar que a que sobreviveu é a Raquel. Tonho finge que quem sumiu foi a Ruth.
Raquel, na verdade, sobrevive, pois consegue nadar até uma ilha próxima e se esconder em um barraco abandonado. Isaura encontra a filha e guarda esse segredo. A maquiavélica jura vingança e vai continuar atormentando a vida da irmã gêmea, que assumiu sua identidade na mansão de Marcos Assunção.
+ Terra e Paixão: Saiba quem é o filho secreto de Agatha, seu comparsa na trama
Guilherme Fontes falou em entrevista a Globo, o que ele acredita ser o segredo do sucesso de ‘Mulheres de Areia’: “Casamento entre grandes atores e técnicos com um grande texto. Um clássico é sempre um clássico. Ivani Ribeiro, a autora, foi uma das maiores novelistas do país. Uma carpintaria de dramaturgia perfeita. Essa versão da novela – porque houve uma anterior com Eva Wilma e Carlos Zara, na antiga TV Tupi – desde que a fizemos, em 1993, já é reprisada pela quarta vez. Coisa boa não cansa o público jamais”.