Um dos maiores sucessos da história da Globo, Tieta (1989) volta ao ar a partir de 2 de dezembro. A trama escrita por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn substitui Alma Gêmea (2005) no Vale a Pena Ver de Novo.
De acordo com o jornal O Globo, o repeteco do folhetim inspirado na obra de Jorge Amado terá sua abertura modificada. Originalmente, a vinheta mostrava a atriz Isadora Ribeiro nua, com os seios à mostra. Assim, a abertura será alterada para se adequar ao horário de exibição.
No entanto, Tieta não será a primeira novela a ter sua abertura modificada em reprise. A trama, aliás, já teve sua vinheta alterada na primeira reprise, em 1994. E, assim como a produção, outras novelas também passaram por isso. Relembre!
+ Alma Gêmea sofrerá mudança de horário na Globo para dar espaço aos primeiros capítulos de Tieta
Nudez e polêmica
Exibida em Edição Especial em 2023, Mulheres de Areia (1993) teve sua abertura modificada em duas de suas reprises. Nos dois casos, houve um desfoque na imagem para que os seios de Monica Carvalho, estrela da abertura, não aparecessem.
A reprise de A Indomada (1997) em 1999 também ganhou novidades em sua abertura. Mas, desta vez, o motivo não foi a nudez. O canal apenas optou por substituir Maracatudo, a trilha sonora original, por Unicamente, na voz de Debora Blando.
A Edição Especial de Fina Estampa (2011) também ganhou uma nova abertura, mais “abstrata”, quando foi exibida no horário nobre, em razão da pandemia de Covid-19. De acordo com o jornal O Dia, a mudança teria acontecido porque a abertura original “enaltecia a mulher magra, perfeita e branca”, daí a opção por modificá-la.
Novelas da Manchete no SBT
Duas novelas de grande sucesso da TV Manchete foram adquiridas posteriormente pelo SBT, que as exibiu novamente. A primeira delas foi Xica da Silva (1996), que ganhou um repeteco em horário nobre em 2005 que elevou os índices do canal dos Abravanel.
O SBT, então, optou por produzir uma abertura totalmente nova para a novela estrelada por Taís Araújo. Até a trilha sonora mudou: saiu Xica Rainha, com Patrícia Amaral, Marcus Viana e Transfônica Orkestra, e entrou Xica da Silva, de Jorge Ben Jor.
Pantanal (1990) também foi reprisada pela emissora de Silvio Santos em 2008, e com direito a abertura nova. O canal manteve a trilha original, mas substituiu imagens de Nani Venâncio nua por outras, mais “comportadas”.