O mordomo Eugênio de Vale Tudo (1988) é um dos personagens mais marcantes da carreira de Sergio Mamberti (1939-2021) e um dos tipos mais lembrados pelos fãs da novela. Sendo assim, revivê-lo na nova versão da trama é um desafio e tanto para qualquer ator.
Pois caberá a Luiz Salém esse desafio. O ator, que não tem um personagem fixo em novelas desde a Ana Girafa em Aquele Beijo (2011), foi o escolhido para encarnar o mordomo cinéfilo de Celina (Nathalia Timberg, no original).
Em entrevista ao jornal ‘O Globo’, Luiz Salém revelou que foi a própria Manuela Dias, autora da novela, quem o convidou para a trama. Ele também contou quais são suas expectativas para a próxima novela das nove da Globo.
+ Tati Machado admite que não é boa em fofocas e se declara apaixonada por novelas
Convite da autora
Luiz Salém não escondeu sua satisfação de ser sido chamado para Vale Tudo. “Estou feliz. Quem me convidou foi a Manuela Dias, que eu conheço desde muito menina. A primeira peça que ela escreveu fui eu que dirigi. E desde então nunca mais trabalhamos juntos. Mas eu acompanho o sucesso e o desenvolvimento dela como autora”, revelou.
“Para mim foi uma alegria quando lembrou de mim e me convidou para fazer o personagem. A minha expectativa é a melhor possível. A Manuela vai ter a sensibilidade de se adaptar e adequar a história aos nossos tempos. Acho que vai ser maravilhoso”, disse.
Em Vale Tudo, Eugênio é mordomo e confidente de Celina, que será vivida por Malu Galli na nova versão da novela. O personagem, que é um grande cinéfilo, está sempre fazendo comentários ácidos e comparando as situações da novela aos filmes que assiste.
+ Com o retorno do Video Game, Angélica expõe se quer ter programa ao vivo
Por onde andava Luiz Salém?
Luiz Salém estreou na TV em 1989, quando atuou em Tele Tema, na Globo, e Kananga do Japão, na Manchete. No entanto, ele ganhou mais projeção a partir de Salsa e Merengue (1996), trama em que iniciou uma vitoriosa parceria com Miguel Falabella.
De lá para cá, o ator esteve em várias novelas, como Anjo Mau (1997) e Um Anjo Caiu do Céu (2001), além de passagens por humorísticos, como A Turma do Didi (1998) e Zorra Total (1999). Seus trabalhos mais recentes foram nas séries Os Homens São de Marte… e É pra Lá que Eu Vou (2019) e Stella Models (2019).
Atualmente, Luiz Salém vive na Bahia, onde se dedica ao teatro e a projetos sociais. Recentemente, o ator deu aulas de atuação para detentos no Centro de Ressocialização do Conjunto Penal de Itabuna.