Em Novo Mundo, após quatro anos desde a chegada de Leopoldina (Letícia Colin) ao Brasil e seu casamento com Dom Pedro I (Caio Castro), que passou pela comovente separação de Noémie (Luisa Micheletti), sua amante francesa, a família real é obrigada a embarcar de volta para Portugal a pedido das cortes portuguesas. Com isso, Dom Pedro se vê obrigado a assumir o lugar de Dom João (Leo Jaime), seu pai. O caminho do príncipe regente e pai de família não será fácil, mas ele contará com o apoio de Leopoldina, que, mesmo conhecendo os defeitos do marido, vai ajudar no processo de independência do Brasil e dará força para que continue no cargo.
+ Resumos de Novo Mundo – Semana de 13/04 a 18/04
Na despedida, Pedro consola o pai, que não queria ir embora do Brasil e lembra que a atitude dele garante o poder da família em Portugal. Ele promete que fará o mesmo protegendo o Brasil, como representante do país. Dom João se preocupa com o filho e o alerta quanto ao risco de os liberais atrapalharem suas ações. Pede que ele garanta que, se o Brasil for se separar de Portugal, que seja para ele e não para algum desses aventureiros. Dom Pedro não entende a intenção do pai, mas consente
Logo, o príncipe descobre que Dom João, Carlota (Débora Olivieri) e os irmãos foram embora e deixaram o Brasil falido. E, ao tomar conhecimento de que as tropas da guarda real estão sem receber, Dom Pedro se reúne com Thomas (Gabriel Braga Nunes), Avilez (Paulo Rocha) e Chalaça (Romulo Estrela) para definir as prioridades de governo, pois a falta de apoio do povo e das tropas poderá influenciar no tempo de permanência do príncipe no Brasil. Sem segurança, o príncipe fica vulnerável.
As cenas estão previstas para irem ao ar a partir de sábado, dia 11 de abril. ‘Novo Mundo’ é escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson, com Duba Elia, João Brandão e Renê Belmonte e tem direção artística de Vinícius Coimbra e direção de André Câmara, João Paulo Jabur, Bruno Safadi, Guto de Arruda Botelho e Pedro Brenelli.
+ Caio Castro e Grazi Massafera são flagrados curtindo o pôr do sol juntinhos; confira
ENTREVISTA COM CAIO CASTRO
O que você achou de ‘Novo Mundo’ ter sido escolhida para voltar ao horário das seis? Como recebeu a notícia?
Fiquei surpreso e muito feliz. Foi um personagem que mostrou momentos distintos do meu trabalho como ator. Está sendo muito legal poder rever isso. E vale destacar a boa iniciativa da Globo em colaborar com o combate da propagação do coronavírus cancelando as gravações e trazendo essas novelas em edições especiais. Foi importante e necessário para enfrentarmos essa pandemia.
Qual a importância desse personagem na sua carreira?
Dom Pedro foi um personagem muito importante pra mim. Criei uma conexão especial e inexplicável. Foi quase como se eu tivesse tido uma permissão ancestral para dar vida a esse Dom Pedro. O personagem ganhou o carinho do público e recebeu um destaque muito bacana na trama, foi um trabalho intenso e muito gratificante.
Qual cena gostaria de rever?
A cena da declaração da independência, com certeza. Foi um momento muito especial e me emocionei gravando. Retrata um momento histórico do nosso país.
O que você tem ouvido dos amigos e do público desde que foi anunciada a volta da novela?
Eu sinto e vejo que a novela conquistou o carinho do público e acredito que isso tem relação com o fato de a trama contar, de forma mais lúdica, um pouco da história do Brasil. As pessoas se identificam, criam uma relação emocional e afetiva. Tenho recebido muitas mensagens bacanas de pessoas que estão felizes com o retorno da novela e de Dom Pedro I.
Como tem percebido a recepção do público depois de três anos da estreia, em 2017?
Muito bem. Tem pessoas que querem rever a história que, como disse, criaram uma relação afetiva, outras que não conseguiram acompanhar na época e podem ver agora. Também acho que estamos vivendo um momento frágil e de muita incerteza, e ter algum entretenimento que leve um pouco de alegria e diversão para as pessoas é muito bom e bem-vindo.
Tem alguma característica ou algo que aprendeu com o personagem que ficou para a sua vida?
Faz tanto tempo, mas acho que de Dom Pedro I ficaram os ensinamentos da aula de violino. Ainda sei tocar algumas músicas. Também aprendi um pouco mais sobre cavalos, a montar, e consegui me relacionar melhor com eles depois da novela.
Como ficou a relação com a equipe?
Conheci grande parte durante o trabalho e ainda falo com a maioria, até hoje. Temos um grupo e nos falamos por lá.