Em O Sétimo Guardião, a troca de farpas entre Mirtes (Elizabeth Savala) e Stela (Vanessa Giácomo) já vem acontecendo desde o início da trama, por isso já estava claro que mais cedo ou mais tarde o “circo” iria pegar fogo.
De acordo com o site oficial da trama, a confusão toda começa já quando Stela decide ir falar com Stefânia (Carol Duarte) no cabaré, para ajudar o possível romance dela com João Inácio (Paulo Vilhena). Só que, por coincidência, Aranha (Paulo Rocha) vai ao bordel para uma reunião com os guardiães sobre Gabriel (Bruno Gagliasso) e fica furioso ao encontrar a mulher de papo com uma das meninas que trabalham para a cafetina.
“Stela, se minha mãe souber que você esteve aqui no cabaré vai te expulsar da nossa casa!”
Ela então pergunta o que o marido pretende fazer a respeito e o provoca: “Tinha coragem de peitar sua mãe? De impedir que ela me mande embora da casa cujas contas é você quem paga?”
A discussão dos dois é interrompida pelo som dos outros chegando pelo túnel que liga a pensão ao bordel e, então, Aranha convence a mulher a ir para casa esperar por ele. Mas Stela pega uma garrafa de uísque e põe na bolsa, às escondidas. Mais tarde, ela aparece na praça de Serro Azul, embriagada e com a garrafa vazia.
“Meu Deus, providencia um milagre… Preciso de outra garrafa com urgência!”, ela diz.
Elisa (Giullia Buscacio), Diana (Laryssa Ayres) e Feijão (Cauê Campos), que estão passando por ali, a vêem e vão atrás de Aranha. Mas antes que o médico seja avisado, Stela vê Mirtes entrando na igreja com seu séquito de carolas e declara: “A hora do Juízo Final chegou… E vai ser agora!”. Da porta, ela já grita: “Sua falsa beata, sua santa do pau oco, sua bruxa disfarçada de senhora!”
Surpreendida, Mirtes pergunta se a nora está falando dela, e começa o bate-boca. “Acabei de sentir seu bafo do inferno… Você está bêbeda!”, diz a defensora da moral e bons costumes.
“Só assim pra ter coragem de dizer tudo que você merece ouvir. Você é má, minha sogra, é cruel e é injusta! Tem prazer em ver os que a rodeiam infelizes, se diverte com isso, não devia nem atravessar a porta dessa igreja… Porque é o diabo em pessoa!”, Stela rebate.
Mirtes diz que a nora está possuída e pede que Padre Ramiro (Ailton Graça) interfira para tirar o “tinhoso” do corpo dela, mas, em vez disso, ele manda as duas saírem. É então que a megera perde a paciência e avança sobre Stela com tudo. Elas se engalfinham, trocam tapas e ofensas. A confusão é geral, tentam separá-las e sobram sopapos para todo lado. A histeria é interrompida por Aranha, que grita:
“Chega, minha mãe! Stella, para! Chega, Chega, CHEEEEEGAAAAAAAA!”
Mirtes se recompõe, sacode a poeira e manda o filho arrumar as malas da mulher. “A partir de hoje essa bêbeda, essa louca de pedra, essa desclassificada não entra mais em minha casa!”, avisa. Mas, para a sua surpresa, o médico diz que se é assim vai deixar de morar com mãe para ir embora com Stela.
“Meu coração… Está em chamas!”, berra a carola, que em seguida cai no chão, tendo um ataque.
Confira o resumo do capítulo desta quinta-feira (13/12):
Aranha conta o que descobriu para Eurico, que convoca uma reunião com os guardiães. Stella procura Stefânia no bordel. Mirtes pede que Padre Ramiro feche a casa de Ondina. Guilherme discute com João Inácio. Aranha encontra Stella no bordel com Stefânia. Os guardiães se reúnem no cabaré. Stella se embriaga. Luz e Gabriel se amam. Robério pega a chave do porão da casa de Egídio. Os guardiães discutem se devem contar sobre a irmandade para Gabriel. Valentina exige que Marilda convença Eurico a desapropriar o casarão de Egídio. Valentina usa a passagem secreta para ir até a fonte. Lourdes Maria afirma a Geandro que ficará rica. Laura declara guerra contra Luz. Fabim marca um encontro com Marilda. Eurico pensa na reunião com os guardiães. Stella, embriagada, enfrenta Mirtes. Robério vê Valentina na fonte.