Em O Tempo Não Para, os Sabino Machado oferecem um jantar em solidariedade a Carmen (Christiane Torloni) na mansão depois que surgem provas de que a empresária estaria desviando dinheiro da SamVita.
Ao final do encontro, Carmen vai até a biblioteca, onde Dom Sabino (Edson Celulari) está, para se despedir. Ela agradece pela noite e, em especial, pelo convite, escrito de próprio punho pelo patriarca da família e repleto de sentimentos abafados.
Eles trocam olhares e não resistem ao clima: se beijam, sem nem lembrar que alguém poderia flagrá-los. É exatamente o que acontece. Agustina aparece à porta e fica chocada com o que vê, bem debaixo de seu teto. O dia seguinte é de reflexão para a matriarca dos Sabino Machado. Ela revela para Padre Luis (Alexandre de Moraes Barros) que o marido se envolveu com outra mulher, desabafa com Miss Celine (Maria Eduarda de Carvalho) sobre as frustrações do novo século e até procura Carmen, com quem tem uma conversa esclarecedora sobre a mulher moderna. Tudo isso a leva para uma decisão que seria impensável no século XIX: pedir o divórcio.
A sequência do pedido de divórcio vai ao ar na segunda-feira, dia 29. De Mario Teixeira, com direção artística de Leonardo Nogueira, ‘O Tempo Não Para’ conta com colaboração de Bíbi Da Pieve, Marcos Lazarini e Tarcísio Lara Puiati, pesquisa de texto de Yara Eleodora e direção-geral de Marcelo Travesso e Adriano Melo.
Confira o resumo do capítulo deste sábado (27/10):
Bento e Nat passam a noite juntos. Gabiru entrega a Carmen uma carta escrita por Dom Sabino. Emílio constata que os bandidos roubaram o quadro de Marocas e deixaram o cofre intocável. Agustina vê Carmen e Dom Sabino se beijando. Emílio flagra Barão na casa de Marocas e a ameaça. Gabiru entrega a Carmen um convite de Dom Sabino para um chá. Marocas vai à casa de Barão.