Em O Tempo Não Para, os costumes, o linguajar e o vestuário da família Sabino Machado e seus agregados são inusitados para as pessoas do século XXI. Qualquer um que os veja andando pelas ruas da Freguesia do Ó sabe que eles não são dessa época. Mas isso está prestes a mudar, pelo menos no visual, pois eles vão começar a usar roupas mais modernas. Depois de encomendar vestimentas repaginadas para os “congelados” com Zelda (Adriane Galisteu), Teófilo (Kiko Mascarenhas) chega à pensão carregado de bolsas com os novos modelitos.
A princípio, Dom Sabino (Edson Celulari) se recusa a aceitar a benfeitoria de Teófilo, mas é vencido por argumentos emocionados do contador, que confessa ser uma honra poder ajudá-lo. As roupas seguem a personalidade de cada um, preservando o tom retrô e uma certa nostalgia. “Quisemos trazê-los para a contemporaneidade preservando algumas características da época deles”, define a figurinista Paula Carneiro.
O patriarca da família não vai perder a elegância em um terno sóbrio e atemporal. “Trouxemos novos cortes e tecidos, mas não tão coloridos. Dom Sabino vestia muito xadrez e listras. Estamos usando todo esse contraste em camisas, coletes, gravatas, lenços e paletós. Vamos manter os coletes e a cartola”, explica Paula. Já Agustina (Rosi Campos) se rende aos tailleurs com laços, que fazem referência ao século XIX. “Deixamos a Agustina mais senhoril e recatada. É uma transição, então, ela não ia começar a usar os braços de fora de repente, por exemplo”, pontua a figurinista.
As gêmeas, Nico (Raphaela Alvittos) e Kiki (Natthalia Rodrigues), ganham vestidos novos, no estilo “princesa”, e estampas complementares. Cesária (Olivia Araújo), depois de encontrar o baú com suas joias de crioula, adota um visual chique e elegante. “Essa é uma personagem que por si só já tem um glamour. Trouxemos referências de Michelle Obama e Oprah Winfrey, com peças mais esvoaçantes”, conceitua Paula.
Já Cairu (Cris Vianna) vai usar tecido africano capulana e turbantes. Damásia (Aline Dias) tem um estilo mais brejeiro e de gata borralheira, e já que vai começar a trabalhar como cozinheira, ela adota peças de algodão e estampadas. Miss Celine (Maria Eduarda de Carvalho), que está lecionando, tem um estilo mais tradicional. Ela vai buscar referências dos anos 60, com golas, laçarotes e peças com comprimento no joelho.
Menelau (David Junior) vai vestir batas de linho e calças mais justas, que ele vai estranhar desde o primeiro momento. Outra peça que ele estranha é o sapato. Por isso, o personagem segue andando descalço. Cecilio (Maicon Rodrigues) começa a usar algumas roupas de Lalá (Micael), depois que se muda para a casa de Eliseu (Milton Gonçalves). E Bento (Bruno Montaleone) traz sua veia de poeta para um visual mais lúdico. Ele adere às camisas justinhas no corpo com mangas curtas e estampas de bichinhos ou objetos, sobreposta por colete, além de uma boina que usava no século XIX.
A mudança de figurino dos personagens vai ao ar a partir desta sexta-feira, dia 28. De Mario Teixeira, com direção artística de Leonardo Nogueira, ‘O Tempo Não Para’ conta com colaboração de Bíbi Da Pieve, Marcos Lazarini e Tarcísio Lara Puiati, pesquisa de texto de Yara Eleodora e direção-geral de Marcelo Travesso.