A Globo está mesmo confiante no sucesso da nova versão de Vale Tudo, que substitui Mania de Você a partir de março de 2025. Tanto que a novela estrelada por Bella Campos como Maria de Fátima deve estrear com pelo menos metade de seus capítulos escritos. Deste modo, será mais complicado corrigir os rumos da obra, caso a trama não emplaque de cara.
De acordo com Carla Bittencourt, colunista do ‘Portal Leo Dias’, a autora Manuela Dias já entregou à Globo 54 capítulos da novela. Um número considerável para uma trama que só estreia no ano que vem. Até a estreia da novela, ainda segundo a publicação, cerca de metade dos capítulos já terão sido escritos.
No passado, o texto de uma novela não era tão adiantado assim. Os autores entregavam poucos capítulos antes da estreia para sentir a reação do público. Assim, os profissionais podiam observar o que está funcionando ou não e fazer os devidos ajustes, se necessário.
+ André Marques diz não à Band e aceita convite para o ‘Vídeo Show’ na Globo
Globo adiantada
Não é de hoje que a Globo tem preferido adiantar o texto de suas novelas. Em Renascer (2024), por exemplo, o autor Bruno Luperi já havia escrito cerca de 100 capítulos quando a novela entrou no ar.
Por isso mesmo, a novela seguiu praticamente fiel à obra de Benedito Ruy Barbosa até o capítulo 100. Depois disso, ao sentir como o público recebeu a novela, Luperi começou a fazer mudanças nos rumos da obra, apostando em novos personagens e situações.
Tal prática se dá por uma medida de economia. A equipe consegue otimizar melhor as gravações ao receber o texto adiantado, o que ajuda a reduzir os custos da produção. No entanto, a prática dificulta alterar os rumos da novela em caso de baixa audiência. Mania de Você, por exemplo, teve cenas jogadas no lixo em reformulação.
Prática comum
Mas, mesmo com a experiência de Mania de Você, a Globo prefere continuar adiantando os textos de suas novelas. Além de Vale Tudo, outra futura novela do canal deve entrar no ar com os trabalhos praticamente finalizados.
Trata-se de Três Graças, novela escrita por Aguinaldo Silva que vai substituir uma história de Gloria Perez – que, por sua vez, sucede Vale Tudo. De acordo com o colunista Flavio Ricco, o autor deve entregar todos os capítulos prontos ainda antes da estreia.
Aguinaldo Silva, vale lembrar, foi contratado por obra certa pela Globo. O autor deixou a emissora em 2022 e acertou seu retorno recentemente, para tocar uma das próximas novelas das 21h do canal.