Que peninha! Chegou o momento de se despedir de ‘Pantanal’. O último capítulo da novela das nove foi ao ar nesta sexta-feira (07). Quem perdeu pode conferir a reprise no sábado ou mesmo recorrer ao Globoplay.
A releitura de Bruno Luperi da trama escrita pelo avô, Benedito Ruy Barbosa, acabou, de certa forma, fazendo tanto sucesso quando a novela original, exibida pela extinta TV Manchete em 1990. Claro que com suas devidas proporções, afinal, os tempos mudaram, e muito, nesses 30 anos que separam as duas versões.
+ Pantanal: Confira a repercussão do capítulo final da novela
Durante sete meses no ar, ‘Pantanal’ somou alguns recordes de audiência. A nostalgia foi o grande ponto inicial que despertou a curiosidade e levou fãs para frente da televisão, mas Luperi conseguiu imprimir sua assinatura e destacou personagens que caíram no gosto do público.
Em vários momentos da trama, a personagem Maria Bruaca, interpretada brilhantemente por Isabel Teixeira, roubou a cena e conquistou o coração do publico, seja pelo sofrimento com o machismo do marido Tenório (Murilo Benício), ou com o romance proibido com Alcides (Juliano Cazarré). E o casal deu o que falar nas redes sociais, nova tendência para medir o sucesso dos personagens.
A saga dos Leôncios, acompanhada das lendas do Velho do Rio que vira sucuri e das mulheres que viram onça, trouxe de volta ao horário nobre um gênero que fez sucesso na televisão e deram mais que certo.
+ Globo anuncia reprise de ‘O Rei do Gado’ após o sucesso de Pantanal
O final foi previsível, mas nada que não emocionasse. Aliás, coloca emoção nisso. Afinal, três casamentos fizeram a despedida da história, José Leôncio (Marcos Palmeira) e Filó (Dira Paes); Irma (Camila Morgado) e José Lucas (Irandhir Santos); e Tadeu (José Loreto) com Zefa (Paula Barbosa).
Na festa, que reuniu grande parte do elenco, Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e Alcides (Juliano Cazarré) estavam ali juntinhos, celebrando o amor e a vitória depois de tantas batalhas e sofrimento.
E não deu pra deixar de emocionar ao ver o elenco da trama de 1990 presente na festa. Cristiana Oliveira, a Juma da versão de 1990, Ingra Lyberato, a Madeleine de 1990, e Giovanna Gold, que deu vida a Zefa na exibição original. E teve até Sérgio Reis, que na primeira versão interpretou Tibério.
Mas depois da festa veio a emoção maior com a morte de José Leôncio (Marcos Palmeira). A cena do personagem encontrando o pai, o Velho do Rio (Osmar Prado), que passou o bastão para o herdeiro. O mais importante é que deu certo, e vai deixar saudade!