Em janeiro o público vai conhecer a casa de Jacutinga (Juliana Paes) na releitura de ‘Renascer’, nova novela das nove da Globo. Além do respeito das pupilas, Morena (Uiliana Lima/Ana Cecília Costa), Flor (Julia Lemos) e Juliete (Flávia Barros), Jacutinga também vira uma espécie de mãe adotiva de Maria Santa (Duda Santos) e promove o casamento da moça com José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeiras).
Uiliana Lima é um dos rostinhos novos que aparecerá na primeira fase da novela. Nascida em Maceió, em Alagoas, ela será Morena, papel que mais tarde será vivido por Ana Cecília Costa. Durante coletiva de imprensa, na qual o Área Vip esteve presente, a atriz falou um pouquinho da responsabilidade de estrear em uma novela que fez tanto sucesso no passado. “A gente tem esse privilégio de fazer a primeira fase, antes de a novela estrear e não tenho sentido tanta essa pressão. A gente acredita muito na equipe técnica que construiu uma parceria com a gente. Morena tem sido um presente muito grande, eu não poderia estar mais feliz, eu acho que foi a melhor forma de eu começar no universo das novelas. Morena tem uma história incrível ainda na primeira fase”, disse a atriz.
Humberto Carrão mergulha em personagem de Renascer: “um texto que tem um rito”
Para Uiliana, representar as mulheres do Nordeste é um prazer à parte. “Existe uma alegria muito grande de estar representando uma mulher que vem do Nordeste, muito feliz de fazer parte dessa família e contracenar com pessoas incríveis que eu cresci assistindo. A novela foi ao ar no ano que eu nasci e agora, 30 anos depois, estou aqui estreando na novela que impactou tanta gente”, comemora.
Julia Lemos é de Recife e tem 23 anos. Ela também estará na primeira fase da novela no papel de Flor. “É realmente uma honra enorme, a maior responsabilidade como atriz, mas a gente está cercada de pessoas competentes e generosas. Isso é uma das coisas que mais me encanta e me dá segurança. Ficou mais fácil quando você tem pessoas disponíveis. Quando eu falei pra minha mãe que faria a personagem na novela, eu percebi que existe uma memória muito grande dessa novela. As pessoas falam com muito carinho, demonstram muito amor. É uma responsabilidade de cuidar de uma memória que já existe, que seja mágico, que seja tão gostoso de assistir quanto está sendo pra fazer. Muito bom ter vindo de Recife pra fazer essa novela, também pra mostrar para as pessoas que essa porta está aberta fora do eixo Rio-São Paulo”, disse a atriz durante o bate-papo.
Mulher acolhedora
A casa de Jacutinga também contará com Juliete, vivida por Flávia Barros. A atriz de 23 anos é paulista e também atua como cantora e modelo. Nascida no interior de São Paulo, a artista se mudou para a capital da cidade aos 16 anos.
Juliana Paes e seu caso de amor com Jacutinga em Renascer
Mas é na casa de Jacutinga também que Maria Santa (Duda Santos) será acolhida após ser largada pelo pai, Venâncio (Fabio Lago), na porta do bordel. Quitéria (Belize Pombal), a mãe de Santinha, não consegue evitar as ações do marido e sofre com sua impotência. Ainda assim, Jacutinga se tornará uma segunda mãe para Maria Santa além de ser a parteira dos quatro filhos do casal: José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Marcello Melo Jr), José Venâncio (Rodrigo Simas) e do caçula João Pedro (Juan Paiva).
A expectativa é grande para Duda Santos, que também faz sua estreia na TV. “O maior desafio pra mim acho que é a responsabilidade de contar uma história tão bonita, de conseguir contar isso com tanta beleza… Acho que novela é um filho que tá na nossa barriga e a gente não sabe como vai ser. Mas a gente já em muito amor por ele, então independente de qualquer coisa, foi feito com muito amor”, garante.