O autor responsável pelo remake de Renascer, Bruno Luperi, não tem seguido fielmente a versão original da novela, exibida em 1993, e que teve autoria de Benedito Ruy Barbosa.
Assim sendo, veja abaixo os 10 acontecimentos que mudou ou ainda vão mudar na história da trama:
+ Renascer: As 3 mortes que ainda devem chocar os telespectadores da novela
1 – O desfecho do personagem Tião Galinha, por exemplo, irá ser diferente da versão de 1993, quando ele se suicídio. O autor e a direção da novela concluíram que a cena chocante é inapropriada para os dias atuais.
2 – Uma outra novidade na história é a personagem Dalva (Maria Zenayde), a líder dos acampamentos que irá ser uma grande influência para Tião.
3 – Uma outra mudança será o romance de Joana com Zinha, na versão original, Joana se envolveu com Lívio, que na época era um padre.
4 – E a própria Zinha é uma novidade na novela, na versão original, a personagem na verdade era um homem, e se chamava Zinho Jupará, vivido pelo ator Cosme dos Santos.
5 – A trama da gravidez de Teca não existiu na versão de 1993, assim não existiu nenhum bebê intersexo. Na versão original, Buba que era uma pessoa intersexo e não uma mulher trans como na trama atual.
6 – Du também não existiu na versão original. Toda a história envolvendo ele, como sua ida para a Bahia foi inédita.
7 – Um outro acontecimento que não existiu na versão escrita por Benedito Ruy Barbosa foi a busca de Rachid (Almir Sater) por Jacutinga (Juliana Paes) para acabar com a dor do amigo Norberto (Matheus Nachtergaele).
8 – A aparição dos pais e amigos de Buba também foi um desdobramento ocorrido apenas na versão atual.
+ Renascer: Eliana descobrirá que está grávida
9 – Logo no começo da novela, Maria Fernanda Cândido viveu a personagem Cândida, outra novidade da história.
10 – Por fim, Enrique Diaz também deu vida em Renascer a um personagem inédito, ele foi o coronel Firmino, pai de Egídio.