Caso o autor Bruno Luperi siga com o roteiro original do seu avó Benedito Ruy Barbosa, da versão de Renascer de 1993, Mariana (Theresa Fonseca) acabará encontrando José Inocêncio (Marcos Palmeira) morto. “Nunca tive um lugar no seu coração”, lamentará ela.
Em uma das tocais que sofre na reta final da trama, José Inocêncio sobrevive por pouco, mas, passará a viver na cadeira de rodas. No último capítulo da história, ele sofre um acidente a caminho da sua fazenda e passa a noite na estrada, tomando chuva, ficando com a sua saúde ainda mais debilitada.
+ Renascer: Tião irá levar nova surra nos próximos capítulos
João Pedro (Juan Paiva), por sua vez, irá presenciar o pai agonizando na cama e decidirá livrá-lo do sofrimento. Ele conseguirá encontrar o Jequitibá e tira dos pés da árvore o facão do pai, que simboliza o seu corpo fechado. Antes de partir, José Inocêncio irá pedir perdão ao filho mais novo pelos anos de humilhações os quais ele fez o herdeiro passar.
Ao entrar no quarto, Mariana já encontrará o fazendeiro morto. Ela entrará junto com Inácia (Edvana Carvalho), José Bento (Marcello Melo Jr), José Augusto (Renan Monteiro) e Buba (Gabriela Medeiros). Todos irão chorar com a morte do patriarca.
+ Renascer: Sandra perde o bebê após briga de Egídio com João Pedro
Mariana então, se jogará sobre o corpo do fazendeiro. Os demais presentes no quarto, irão conversar sobre os procedimentos que precisam ser tomados. Cenas após a morte de José Inocêncio, Mariana aparecerá indo embora da fazenda, se despedindo de João Pedro e Sandra (Giullia Buscacio).
Mais uma vez, é válido destacar que esse acontecimento previsto na novela é com base no ocorrido na versão de 1993, mas tudo pode mudar na versão atual da novela, já que o autor tem feito algumas mudanças no roteiro.