Na versão de 1993 da novela Renascer, escrita por Benedito Ruy Barbosa, o romance entre Teodoro (Herson Capri) – personagem que na atual versão ganhou o nome de Egídio – e Eliana (Patrícia Pillar) rendeu muitos assuntos, inclusive, foi a união dos dois vilões que acarretou na morte de Tião, na época vivo pelo ator Osmar Prado.
Na versão original da trama, a briga pelo cacau não chegou a ser uma questão. Na época, Teodoro estava mais focado em exibir Eliana, sua nova esposa.
Em conversa no bar de Norberto (Nelson Xavier), o fazendeiro descobriu através de José Inocêncio (Antônio Fagundes) que a jovem ainda tinha um caso com Damião (Jackson Antunes).
+ Renascer: Mariana encontrará José Inocêncio morto
Depois de se divertir com a reação do seu rival, Inocêncio acabou avisando para o jagunço que Teodoro já estava ciente do romance entre ele e Eliana. Na intenção de lhe aconselhar, o fazendeiro pediu para que ele tivesse cuidado. Mas, Damião entendeu que deveria matar o seu inimigo.
Determinado a se livrar de Teodoro, ele recebeu o apoio de Deocleciano (Roberto Bonfim), que concordou em armar uma tocaia para Teodoro. Sem que ninguém soubesse, eles aguardavam até que o vilão passasse pela estrada para disparar um tiro contra ele. Mas, Teodoro não morreu no atentado.
Depois de ser levado para o hospital, onde passou por uma cirurgia, ele iniciou uma busca para saber quem foi que lhe fez a tocaia.
Tião se destacou na trama pela sua luta pelo direito dos trabalhadores. Em um discurso motivacional para os operários, a postura do personagem irritou Teodoro, que ordenou que os seus funcionários lhe dessem uma surra.
+ Renascer: Ritinha descobrirá estar grávida nos próximos capítulos da novela
Além disso, o vilão direcionou todo o seu ódio ao ex-caranguejeiro, que acabou se tornando o principal suspeito do atentado contra a vida do fazendeiro.
Assim sendo, após ser denunciado por Teodoro, Tião foi preso, o que acabou fazendo com que ele se enforcasse na cela, deixando um bilhete.
É válido dizer que ainda não se sabe se o autor da atual versão da novela Bruno Luperi, seguirá com o mesmo acontecimento na sua história.