Um atentado contra Egídio (Vladimir Brichta) na reta final da novela Renascer promete fortes emoções. Acontece que Tião (Irandhir Santos), acabará sendo preso injustamente.
Egídio não chegará a morrer, pois, será salvo por Mariana (Thereza Fonseca), que o levará para o hospital mais próximo. Chegando na unidade de saúde, Zé Augusto (Renan Monteiro) salvará a vida do inimigo do seu pai.
+ Renascer: Mariana ameaça e aterroriza Teca com possível teste de DNA
Egídio, vale dizer, é inimigo declarado de José Inocêncio (Marcos Palmeira), chegando a matar Zé Venâncio (Rodrigo Simas), enteado de Mariana e um dos irmãos de Zé Augusto.
O coronel acabará sendo operado e conseguirá sobreviver ao atentado. A polícia então, passará a desconfiar de Tião, já que ele terá brigado com Egídio dias antes do crime. Porém, na versão de 1993 da novela, Tião não teve ligação ao crime.
João Pedro (Juan Paiva) será outro que se tornará suspeito. Ao saber que o enteado corre risco de ser preso, Mariana então, acabará prejudicando Tião, dando um depoimento falso.
Ela corrobora com as suspeitas do delegado, dando a entender que Tião é o culpado pelo atentado. Assim, o matuto será preso sem chances de deixar o cárcere.
ESPANCAMENTO
Antes disso, o coronel Egídio acabará ordenando aos seus homens para irem atrás de Tião depois de descobrir que ele anda fazendo compras na quitanda de Noberto (Matheus Nachtergaele) sem pagar.
Diante da situação, Egídio irá ordenar para que os seus capangas peguem Tião no flagra e o carreguem a um armazém abandonado para baterem no pobre peão.
Em meio ao espancamento, Tião acabará vendo o seu tão sonhado pensamento em ficar rico ir ‘por água abaixo’…Saiba o motivo!