Anunciada como “edição especial”, a escolha da Globo em ter apostado na reprise de ‘Novo Mundo’ foi estratégica e teve um motivo em específico: a tentativa de promover a nova novela inédita da faixa das seis, saga de Dom Pedro II em ‘Nos Tempos do Imperador’, que teve sua estreia adiada para o ano que vem diante da pandemia.
+ Afastada da Globo e vítima de pneumonia, Ana Maria Braga faz teste para coronavírus
Exibida originalmente em meados de 2017, a obra estrelada por Isabelle Drummond e Chay Suede e assinada por Alessandro Marson e Thereza Falcão derrubou o Ibope do horário, e mesmo recebendo em alta do fenômeno da reprise de ‘Êta Mundo Bom!’ do ‘Vale a Pena Ver de Novo’, embalado por ‘Malhação – Viva a Diferença’, também em reexibição, o enredo de época não emplacou e obteve médias aquém do esperado.
+ Globo define início nos trabalhos da substituta da novela ‘Salve-se Quem Puder’
Reprise de ‘Novo Mundo’ derruba Ibope da Globo
Ao longo dos 131 capítulos transmitidos até o último capítulo transmitido na última sexta-feira (28), a novela totalizou média geral de 19,2 pontos na Grande São Paulo, de acordo com dados consolidados do Ibope. No comparativo, a antecessora, o remake de ‘Éramos Seis’ somou 20,7 no total. Ou seja, a queda foi em torno de 16% nos ponteiros do horário.
+ Fora da Globo, Bruna Marquezine implanta mistério sobre novos projetos na televisão
Ainda que em reprise, ‘Novo Mundo’ conseguiu superar outras cinco tramas inéditas da última década como ‘Lado a Lado’ (18,1), ‘Joia Rara’ (18,4), ‘Meu Pedacinho de Chão’ (17,8), ‘Boogie Oogie’ (17,4), ‘Sete Vidas’ (19,4) e ‘Espelho da Vida’ (17,7). A partir desta segunda (31), ‘Flor do Caribe’, de 2013, com Grazi Massafera e Henri Castelli que viveram o casal de mocinhos, ocupa o horário das seis novamente, também em formato de “edição especial”.