Confira os resumos dos capítulos de “Um Refúgio para o Amor” – Semana de 23/10 a 27/10.
+ Terra e Paixão: Agatha tem passado sombrio revelado após massacre em prisão
Capítulo 86, segunda-feira, 23 de outubro
Maximino critica Melissa por ter ficado ao lado de seu inimigo no dia do julgamento. Ela diz que tomou essa decisão por que o admira, respeita e sempre acreditou na sua inocência. Cláudio diz a Luciana qual foi a sentença do juiz e diz que deve se preparar para enfrentar os Torreslanda já que será sócia da empresa. Maximino se altera ao ligar para Pedro Campos e reclamar que tenha se confessado culpado. Ela deixa claro que recebeu pelo trabalho e agora é livre para tomar suas decisões e não deve se importar que a inocência de Cláudio Linhares tenha sido provada. Clara diz a Roselena que Rodrigo deveria antecipar a viagem que Maximino já autorizou e Roselena promete ajuda-la. Rodrigo ouve a conversa e diz ninguém voltará a decidir sua vida. Depois Rodrigo conversa com a mãe e pergunta se ela deu Luciana quando era bebê. Roselena confirma e, chorando, diz ao filho que viveu todos esses anos com medo e quando a viu entrar em sua casa percebeu que era o princípio do fim. Rodrigo diz à mãe que ela acabou com sua vida ao separá-lo de Luciana. Ela afirma que fez isso para se vingar de Aurora que era amante de Maximino e não se arrepende do que fez. Rodrigo obriga a mãe a contar a verdade para a família. Cláudio pede a Luciana que o acompanhe até a capital para estar a seu lado quando receber a sentença do juiz. Roselena reúne a família e conta o que fez com o bebê de Aurora e que essa menina é Luciana. Jana chora e abraça Rodrigo.
Capítulo 87, terça-feira, 24 de outubro
Luciana diz ao pai que viu o sofrimento de Rodrigo quando lhe disse a verdade. Cláudio diz que a família Torreslanda não voltará a ser a mesma depois dessa revelação. Roselena diz à família que a felicidade acabou quando descobriu que Maximino lhe foi infiel com Aurora. Ele nega a traição e jura a Roselena, diante dos filhos, que nunca teve nada com Aurora. Revoltado com as declarações de Roselena, Maximino diz que não permitirá que ela continue mentindo e a obriga a dizer a todos o que fez recentemente para continuar enganando Cláudio Linhares. Padre Honesto pede aos filhos que não julguem Roselena nem guardem ressentimentos. Maximino diz a Roselena que dificilmente conseguirá o perdão de seus filhos. Rodrigo pede a Jana e Patrício que ajudem a mãe, porém ele não pretende voltar a essa casa que tanto sofrimento e dor lhe causou. Luciana se culpa por causar uma dor tão grande a Rodrigo, Jana e Patrício. Paz e Madalena tentam convencê-la que a culpada é Roselena e a aconselham a acompanhar o pai que quer recuperar o tempo perdido. Rodrigo vai embora sem se despedir da mãe. Patrício telefona para Luciana e pede perdão por tudo mal que sua mãe lhe causou e pede permissão para estar sempre a seu lado.
Capítulo 88, quarta-feira, 25 de outubro
Paz insiste com Luciana para que acompanhe o pai. Rodrigo diz a Cláudio que assumirá seu papel de pai e espera que Luciana permita que ele fique perto do filho. Patrício, que está assistindo a reunião por vídeo conferência, diz que os assuntos pessoais não devem ser tratados na empresa. Roselena diz a Constanza diz que se sente mal não só por Luciana ter voltada para suas vidas mas por Cláudio agora fazer parte do Consórcio Torreslanda e estar perto de Rodrigo. Aldo não consegue acessar os dados financeiros da Boate Inferno. O Dr. Barreira verifica o processo de divórcio de Marcial e diz a Violeta que o documento é falso. Violeta fica arrasada. O tabelião verifica os documentos entregues por Maximino e Cláudio pede que tudo fique em nome de Luciana Jacinto Flores. Roselena diz a Clara que Luciana espera um filho homem e será o herdeiro de Rodrigo. Cláudio agradece Luciana por ter vindo e ela afirma que o ama e seu dever é estar a seu lado nos bons e nos maus momentos. E, o único que lhe pede é para não ficar perto de Rodrigo. Roselena diz a Clara e Julieta que Cláudio Linhares colocou todos os seus bens no nome de Luciana e a partir de agora a empregada passa a ser sócia do consórcio Torreslanda. Clara reclama com Rodrigo, se refere à fortuna dos Torreslanda como se fosse sua e Rodrigo lembra que se casaram sob as bases de um contrato nupcial. Furiosa ela diz que nunca lhe dará o divórcio.
+ Terra e Paixão: Caio descobre que Hélio é seu irmão e fica em choque
Capítulo 89, quinta-feira, 26 de outubro
Por vídeo conferência, Rodrigo diz a Patrício que assumirá a paternidade e reconhecerá o filho de Luciana. Roselena entre nesse momento, ouve a conversa e se opõe. Rodrigo a crítica por querer governar a sua vida e desliga o telefone. Patrício diz à mãe que apesar de tudo que fez a ama e os dois se abraçam. Roselena chora em silêncio. Violeta questiona Marcial por ter mentido sobre o pedido de divórcio. Ele tenta se justificar, ela lhe dá uma bofetada e diz que não quer voltar a vê-lo. Melissa diz à família Torreslanda que sabia a verdade sobre Luciana por que Cláudio Linhares contou a ela. Lorenzo não aceita a ajuda que Luciana diz que seu pai está disposto a lhe dar para que possa montar seu próprio negócio. Aldo descobre o que Marcial faz na Boate Inferno. Clara volta a discutir com Rodrigo e critica Roselena por ter contado a verdade. Rodrigo a pressiona e ela admite que já sabia que Luciana é filha de Cláudio Linhares mas não lhe disse nada por que não convinha a seus interesses. Furioso, Rodrigo diz a Clara que a única coisa que os une é o filho. Na empresa, Rodrigo diz a Luciana que ele acreditava que existia algo entre ela e Cláudio Linhares e por ciúmes e despeito se casou com Clara. Ele afirma que ela sempre será seu grande amor. Luciana pede a Rodrigo que não lhe fale de amor e nem se aproxime dela por que já não existe mais nada entre eles. Constanza convence Roselena a fazer os exames. Maximino reúne os funcionários e apresenta Cláudio e Luciana como sócios da empresa. Patrício se coloca à disposição dos dois e Cláudio avisa que fará uma auditoria. Aquiles decide viajar para a capital. Clara descarrega sua frustração nos empregados da editora. Julieta tenta tranquilizar a filha, diz que deve cuidar da saúde por que sua gravidez é um investimento e a aconselha a enfrentar Luciana.
Capítulo 90, sexta-feira, 27 de outubro
Patrício leva Luciana até seu escritório e ela confidencia que não se sente confortável e quer voltar para o povoado. Patrício diz que a Luciana que é muito importante para ele. Clara vai até a sala de Luciana e diz que não a quer perto de Rodrigo. Logo depois Clara vai até a sala de Rodrigo, os dois discutem e ele a expulsa da empresa. Luciana não suporta ficar o dia trancada dentro de uma sala de escritório e diz ao pai que quer voltar para sua cidade e fazer seu artesanato. Roselena diz ao padre Honesto que Rodrigo a despreza, Jana a olha com pena, Patrício tem dó dela e todos a tratam como se estivesse doente. Rodrigo se assusta quando Clara diz que está com dor no ventre. Quando ele sai do quarto ela espirra um spray no rosto para parecer que está suando. Roselena encontra Luciana na igreja e diz ao padre que precisa falar à sós com ela. Roselena diz a Luciana, colocando Deus como testemunha, que cesta arrependida do que fez. Luciana diz que não acredita e esse realmente está arrependida então que Deus a perdoe por que ela não pode. Clara diz a Rodrigo que continua com dores no ventre e depois comenta com a amiga que encontrou a maneira de manter o marido a seu lado. Jana diz a Patrício que Luciana passou no exame com ótimas notas. Ele pede para dar a notícia a Luciana. Melissa convida Cláudio para jantar e, por coincidência, encontram Constanza e Oscar no restaurante. Matilde diz a Patrício que não contou o segredo de Roselena por causa do imenso carinho que sente por ela. Vick manda uma mensagem para Maximino. Roselena pega o celular e lê.
“Um Refúgio para o Amor” é exibida de segunda-feira à sexta-feira, às 18h30.