Alma Gêmea encanta o público com uma história de amor que ultrapassa o tempo e a morte, entre Serena (Priscila Fantin) e Rafael (Eduardo Moscovis). Exibida originalmente em 2006 e reprisada agora no Vale a Pena Ver de Novo, a trama explora a ideia de reencarnação para unir duas almas destinadas a se reencontrarem em diferentes vidas. No entanto, o desfecho inesperado para o casal principal pegou muitos de surpresa e gerou reações mistas entre os telespectadores na época.
Em vez do final feliz clássico e esperado em folhetins, o autor Walcyr Carrasco escolheu um desfecho trágico, mas carregado de poesia: Serena e Rafael não ficam juntos na Terra, mas suas almas finalmente se unem para sempre. No último capítulo, a vilã Cristina (Flávia Alessandra) tenta matar Serena, mas Rafael se sacrifica, colocando-se na frente do tiro e morrendo em seu lugar.
+ Substituta de Alma Gêmea vira ‘dor de cabeça’ na Globo
Serena, arrasada, sofre um ataque cardíaco fulminante e morre ao lado do seu grande amor. Após a morte, as almas dos dois aparecem na gruta onde Serena encontrou a rosa branca, símbolo do amor puro que os uniu. A cena deixa implícito que eles se reencontrarão em outras vidas, reforçando o vínculo eterno entre as almas gêmeas.
Serena morreria no lugar de Rafael em final alternativo
Para garantir o impacto do final, Carrasco escreveu diversos desfechos alternativos para evitar vazamentos. Em um desses finais, Serena se sacrificaria primeiro por Rafael.
+ Alma Gêmea: Cristina deixa todos indignados com decisão: ‘lágrimas de crocodilo’
Nesse caso, Rafael reviveria a dor de perder seu grande amor nos braços, como aconteceu com Luna (Liliana Castro), que morreu após ser baleada. Serena o consolaria, dizendo que sua missão era voltar para salvá-lo. Após uma passagem de tempo, Rafael, agora idoso, morreria e se reencontraria com Serena e Luna em outra vida.
Colaborou: Renan Santos