A primeira novela de Ailton Graça na Globo foi ‘América’, escrita por Glória Perez. Dezessete anos depois e muitos trabalhos na emissora, o ator volta a trabalhar em uma novela da autora. Porém, após vários personagens mulherengos, o ‘negão de tirar o chapéu’ agora está sossegado. Em ‘Travessia’, novela que estreia em 10 de outubro no horário nobre da Globo, ele dará vida a Monteiro, professor que resiste aos avanços da tecnologia.
O Área Vip quis saber um pouco mais desse trabalho do ator na nova parceria com Glória Perez. “Primeiro é um prazer estar de novo numa novela da Glória, minha estreia na TV na dramaturgia foi o Feitosa, o negão de tirar o chapéu, nessa música da Alcione. Ele foge Ele foge dessa construção, do bon vivat, desse cara que tem outras mulheres e aventuras amorosas. No caso aqui, o Monteiro é uma pessoa muito fiel, muito centrada dentro da família, é muito apaixonado por essa esposa, pela Laís (Indira) e muito apaixonado pelos filhos”, garante o ator durante coletiva de imprensa.
Glória Perez se inspira em caso real de fake news em ‘Travessia’
Se em várias novelas o conflito eram mulheres, o drama do personagem agora é a nova tecnologia. “Ele é um cara que não se adapta muito aos tempos modernos. Ele não acompanhou. Então, é um professor que tem dificuldade em dar aula virtual, ele prefere aula presencial. Ele ainda é apaixonado por um outro universo. A postura dele também, a visão dele de mundo, é um pouco mais tacanha. Ele tem uma certa dificuldade de se relacionar com essa tecnologia toda”, adianta Ailton.
Casado com Laís (Indira Nascimento), Monteiro é pai de Isa (Duda Santos) e Theo (Ricardo Silva) e viverá o drama da dependência tecnológica na família. “Mas é um professor apaixonado por essa família e está focado numa visão familiar que hoje na é mais usual. As pessoas não sentam mais à mesa, não conversam mais, na batem papo, fica o tempo todo preso ao celular, às suas atividades e ele tenta juntar essa família, de uma certa forma vigiar esses filhos, mais propriamente a filha dele”, conta.
Lucy Alves conquista protagonista em ‘Travessia’
Mesmo assim, Ailton Graça não descarta surpresas pela frente com o novo personagem. “Mas a gente tá numa novela da Glória. Uma obra aberta tem mil caminhos, então a gente tem que estar atento aos apontamentos que ela dá pra gente pode começar a construir esse personagem de uma forma mais aberta”, analisa.
Fama de mulherengo
Apesar de ter feito vários tipos em novelas, a fama de mulherengo acabou marcando a carreira de Ailton Graça. O público não esquece personagens Tião, em ‘Cama de Gato’, Silas, em Avenida Brasil; ou mesmo Florisval, de ‘Totalmente Demais’. Mas foi em América que o público conheceu o talento do ator.
Em sua primeira novela de Glória Perez, o ator ficou famoso como Feitosa. Noivo de Creusa (Juliana Paes), o filho de Divinéia (Neusa Borges) nutria uma paixão por Islene (Paula Burlamaque). Na gafieira, o pé de valsa também fazia sucesso com as mulheres e acabou ganhando o apelido de ‘negão de tirar o chapéu’ por causa da música tema do personagem, ‘Meu Ébano’, de Alcione.