Após assinarem o documento de união estável proposto por Guerra (Humberto Martins), os pombinhos Ari (Chay Suede) e Chiara (Jade Picon) decidem promover uma festa com direito a vestido de noiva e pajem. No capítulo de ‘Travessia’ desta quinta-feira, dia 2, enquanto a jovem está imersa nos últimos preparativos de seu look para a celebração, o arquiteto recebe os convidados ao lado da mãe, Núbia (Drica Moraes), e reage com surpresa ao ver Brisa (Lucy Alves) chegando ao local. Após presenciar a cena, Ari logo telefona para Chiara.
+ Resumos de “Travessia” – Semana de 06/03 a 11/03
Sem rodeios, a noiva revela que foi ela mesma quem decidiu convidar a maranhense. Quando esteve na construtora para deixar alguns convites para os funcionários, Chiara se deparou com Brisa a procura de Guerra, para questionar se o resultado dos exames de DNA já havia saído. Ao descobrir que Oto (Romulo Estrela) seria convidado pelo empresário, e com a esperança de encontrar o rapaz na ocasião, Brisa resolveu ir ao evento acompanhada da madrinha, Creusa (Luci Pereira).
Usando o vestido que planejou para seu casamento com o especialista em computação, Brisa acaba discutindo com Ari e a ideia de chamar atenção de Oto termina ali, no embate entre os dois. No impulso de reagir às provocações de Ari, Brisa empurra o pai de seu filho na piscina e sai furiosa ainda no início da celebração.
Lá vem a noiva!
Chiara usa um vestido de noiva no modelo tomara que caia, com uma saia removível para curtir a pista de dança, e uma luva toda bordada com miçangas e canutilho, que dá um toque romântico ao visual. Segundo a figurinista titular de ‘Travessia’, Natalia Duran, o vestido da jovem foi feito exclusivamente no ateliê dos Estúdios Globo. Inspirado na alta costura francesa, o objetivo era criar uma peça mais sóbria e, ao mesmo tempo, jovial. “A nossa equipe pensou em algo que a fizesse parecer uma noiva num primeiro momento, mas que depois parecesse uma menina vestida para uma festa, uma comemoração”, afirma Natalia, que dá detalhes do vestido criado por ela e sua equipe. “A calda, que compõe a saia removível do vestido, é encaixada com colchetes e destacada na cintura. O par de brincos e o colar de Chiara também foram pensados exclusivamente para as cenas”, destaca. Foram dez dias de trabalho em equipe até a finalização do vestido.
+ Resumos de “Travessia” – Semana de 27/02 a 04/03
Já a maquiagem de Chiara se manteve no tom e estilo já usada pela personagem no dia a dia, como explica a caracterizadora Rachel Furman. “A inspiração foi a própria Chiara, que usa make com pedrinhas, brilho e sombra acetinada. Quisemos manter a personalidade dela, ou seja, a mesma linha de caracterização já definida para personagem utilizando tons rosados e beges. No cabelo, optamos por usar presilhas de dois formatos e duas cores – prata e dourado rosê, colocando os acessórios de forma despojada, o que deu um ar moderno e sofisticado ao mesmo tempo”, pontua Rachel.
Ari também está bem arrumado, com um terno e camisa que o deixam com ares de um noivo moderno. Mas a produção não dura muito tempo já que em meio a uma discussão com Brisa sobre a guarda do filho, o arquiteto é empurrado e cai na piscina. “O Ari também está mega composto, só que não tão tradicional, não é aquele noivo careta. A gente optou por não colocar gravata, já que seria apenas uma festa, sem uma cerimônia na igreja, por exemplo, não precisaria de tanto protocolo”, explica Natália, que ressalta ainda que o personagem usa um segundo look, já que o noivo precisa trocar de roupa depois de ficar todo molhado.
A maranhense usa o vestido que planejou para seu casamento com Oto, com rendas trazidas do Maranhão, e uma maquiagem mais forte. “No dia a dia, Brisa não usa maquiagem. Optamos por fazer os olhos em tom marrom, feito com lápis esfumado e com o centro dos olhos iluminados, além do cabelo repartido do lado”, explica Rachel. Ao todo, a equipe de caracterização trabalhou com 70 figurantes, além do elenco.
‘Travessia’ é criada e escrita por Gloria Perez, com direção artística de Mauro Mendonça Filho, direção de Walter Carvalho, Andre Barros, Mariana Richard e Caio Campos. A produção é de Claudio Dager e Tatiana Poggi, e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.