Portal MSN

MSN

Autora de ‘Vale Tudo’, Manuela Dias revela como foi escalar Odete Roitman dessa nova versão

Autora revela que já sabe quem vai matar a Odete Roitman

Wandreza Fernandes
Wandreza Fernandes
Editora chefe do Portal Área VIP e redatora há mais de 20 anos. Especialista em Famosos, TV, Reality shows e fã de Novelas.

Manuela Dias nasceu na Bahia em 1977. Estudou Jornalismo e Cinema e foi aluna de Gabriel García Márquez e Orlando Senna, em Cuba. A partir de sua estreia como autora de teatro aos 19 anos, foi convidada para atuar na Globo como pesquisadora do programa ‘Sandy & Júnior’, onde logo virou colaboradora, com Maria Carmem Barbosa. De lá para cá, roteirizou oito longas metragens e inúmeros programas de TV, entre eles ‘A Grande Família’ (2001-2014) e ‘Falas Negras’ (2020) e da minissérie ‘Ligações Perigosas’ (2016). Foi colaboradora de novelas de sucesso, como ‘Cordel Encantado’ (2011) e ‘Joia Rara’ (2014). Por duas vezes, foi indicada ao Emmy Internacional. A primeira, em 2017, com a série ‘Justiça’ (2016) e, a segunda em 2021, com ‘Amor de Mãe’ (2019-2021), sua primeira novela. Paralelamente, ‘Justiça’ ganhou o prêmio de melhor série no APCA de 2016 e ‘Amor de Mãe’ foi eleita a melhor novela no Venice TV Awards 2021. Em 2022, a autora estreou na literatura com o romance “Tilikum” e abriu a Editora Vante. Em 2023, lançou ‘O Diário da Dona Lurdes’ no cinema, e ‘Justiça 2’, série Original Globoplay, que ganhou a principal categoria do Seoul International Drama Awards. ‘Vale Tudo‘ é segunda novela que escreve para o horário das nove da TV Globo.

+ Primeiros Capítulos: Resumos de “Vale Tudo” – Semana de 31/03 a 05/04

O que está na essência da trama de ‘Vale Tudo’?  
‘Vale Tudo’ é uma novela que questiona a possibilidade de se dar bem no Brasil sendo honesto. A história vai ser contada por meio da trajetória da Raquel, que é a personagem da Taís Araujo e da Maria de Fátima, interpretada pela Bella Campos. As duas são mãe e filha e têm visões opostas sobre o caminho para se dar bem na vida, uma reflexão que permanece muito atual.

Por que recontar essa história?
É da natureza das histórias que elas sejam recontadas. As histórias que não foram recontadas nós nem conhecemos. É uma honra e um aprendizado para mim adaptar um texto do Gilberto Braga, do Aguinaldo Silva e da Leonor Bassères para os dias de hoje. Os remakes provocam encontros de gerações, de pessoas que viram com pessoas que não viram, e fazem a gente se repensar como sociedade.

Sempre que um remake é anunciado, cria-se uma expectativa e curiosidade sobre como será a adaptação. O que você pode adiantar sobre a nova versão de ‘Vale Tudo’?
Toda a essência da novela original se mantém. Além disso, mantive todos os personagens e os arcos longos, que é o que acontece com o personagem no decorrer da trama. O que posso garantir é que quem viu a novela original vai se deliciar com fan services e diversos easter eggs e, ao mesmo tempo, se surpreender com a nova narrativa. Os que não assistiram à primeira versão, vão ter contato com a potência dessa obra, fenômeno da dramaturgia brasileira completamente ancorada nos dias de hoje – nas tecnologias, questões éticas e conceitos atuais.

Confira o Perfil dos Personagens de Vale Tudo, a nova trama das nove da Globo

Você ficou dois anos estudando a novela, reescrevendo, entendendo os personagens. Nesse período, qual foi o seu maior desafio?
O maior desafio da novela é a estreia, é o encontro com o público.  Está chegando este momento, e queremos um encontro lindo!

Como foi o processo de escolha o elenco?
A escalação do elenco foi um processo longo, porque tudo é muito pensado em conjunto. Não é só ter um intérprete bom, é preciso que ele case com aquele papel, que encaixe nessa família que você quer construir. Acho o elenco a coisa mais importante de tudo. A gente tenta ter todo o cuidado na escalação. Mas tem uma parte incrível que é quando parece que o personagem já vem junto com o ator. Nesse caso, não tem como não ser aquela pessoa. Com a Bella Campos foi assim. Quando a gente viu a Bella, todas as dúvidas sobre Maria de Fátima caíram.

Como foi escalar a Odete Roitman dessa nova versão?
Sempre esteve claro que não estávamos escalando uma pessoa para ser a Beatriz Segall, e sim, para interpretar a Odete Roitman, um personagem antológico e muito potente. E a Débora Bloch foi uma escolha quase incontornável. A sensação que eu tenho é que ela veio até aqui para fazer a Odete Roitman. Ela é uma atriz incrível, uma parceira de trabalho absurda e que qualquer autor quer ter perto.

Debora Bloch será Odete Roitman em Vale Tudo. (Foto: reprodução/Globo)
Debora Bloch e Beatriz Segall (Foto: reprodução/Globo)

Por que você acha que as pessoas devem assistir a ‘Vale Tudo’?
‘Vale Tudo’ é uma novela com vontade de comunicação. Queremos esse encontro com o público. A gente vai matar a saudade não só da Maria de Fátima, da Raquel, da Odete, da Heleninha, do César, e de todos aqueles personagens maravilhosos, mas também desse folhetim que é muito clássico. É uma novela acessível, intensa, mas com humor espalhado dentro da trama. Acho que as pessoas vão se emocionar e se divertir, ao mesmo tempo que são convidadas a refletir sobre questões centrais da nossa identidade nacional.

Saiba como foi a festa de lançamento de Vale Tudo; Confira os looks

E a pergunta que não quer calar: você já sabe quem vai matar a Odete Roitman?
Eu vou matar o Odete Roitman, isso é um fato (risos). Acho que eu já sei quem vai matar o Odete na trama. Descobri isso há um tempo, mas não ousei falar em voz alta. Nem a minha equipe sabe. Mas também me reservo o direito de mudar de ideia. Vamos ver.

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Wandreza Fernandes
Wandreza Fernandes
Editora chefe do Portal Área VIP e redatora há mais de 20 anos. Especialista em Famosos, TV, Reality shows e fã de Novelas.