Edenilson (Flavio Rocha) foi ameaçado por Afrânio (Antonio Fagundes) e obrigado a depor no processo contra a cooperativa de Santo (Domingos Montagner). Mas para não trair o presidente, o ex-cooperado decidiu entregar uma procuração a ele dando todo o direito sobre suas terras. Para ajudar Edenilson a fugir das vistas do coronel, Santo aceitou o documento e vai contar com a ajuda de Lucas (Lucas Veloso) e Bento (Irandhir Santos) para manter os negócios.
Em um caminhão, os irmãos vão juntos à fazenda do ex-cooperado para recolher a safra da última colheita. O que eles não esperavam era que Cícero (Marcos Palmeira) contaria para o coronel Saruê que a dupla já estava nas terras de Edenilson. Afrânio não perde tempo e parte para o embate ao lado do jagunço e outros capangas. Certo de que a mercadoria pertence a ele, o coronel chega cheio de autoridade e ameaça Santo. “Tire as mãos dessas fruta e se afaste desse caminhão! Essa carga é minha! Quem mexe no que é meu encontra enrosco pra vida inteira!”.
Munido do documento, o sertanejo permanece tranquilo frente ao ataque do coronel, mas é Bento que mostra quem manda ali. “A prova tá aqui, coronel… O senhor que é versado em leis sabe muito bem o que é uma procuração de pleno poder, não sabe? Aos olhos da lei essas terra são de Santo dos Anjos e tudo o que tem dentro delas também. Menos o senhor e seus jagunço que vão tirar os pés dela é já!”. Afrânio não aceita ter sido passado para trás e em um ímpeto de raiva aponta uma arma para Santo. “Você encoste um dedo nas minha fruta, que eu boto fim em sua vida aqui mesmo!”.
As cenas estão previstas para irem ao ar a partir desta quinta-feira, dia 2. ‘Velho Chico’ é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, escrita por Edmara Barbosa e Bruno Luperi, com direção artística de Luiz Fernando Carvalho.