Cícero (Marcos Palmeira) nunca esqueceu Maria Tereza (Camila Pitanga) e, a cada dia que passa, sofre mais pela falta de reciprocidade do amor que sente pela patroa. Do outro lado, está Dalva (Mariene de Castro), a empregada da fazenda dos Sá Ribeiro que não mede esforços para chamar a atenção do jagunço. Mesmo com os alertas de Doninha (Suely Bispo) sobre a indiferença do rapaz, ela não desiste de conquistar seu coração.
Atenta aos passos de Cícero, Dalva descobre que ele furtou o vestido de Tereza e consegue pegar o vestuário que ele deixou escondido no meio do celeiro. Cícero fica desesperado quando dá pela falta do vestido: “Tem que tá em algum luga´. Num pode te sumido! Se alguém desconfia que foi tu que robo esse vestido, tu ta lascado… Se cai nos ouvido do coroné então, tu tá é morto!… Pió se caí nos de Maria Tereza!”.
Com o trunfo nas mãos, Dalva decide provocar Cícero e finge querer ajudar. “Se tu me dissé o que foi que perdeu, posso lhe ajudá a encontrá”. O jagunço perde a paciência e, quando vira na direção de Dalva, encontra a moça vestida com a roupa de Tereza. Para surpresa do moço, ela o provoca ainda mais e tira o vestido para devolvê-lo. “Pronto, agora se ocê fô macho de verdade, venha pegá seu vestido”. Cícero não resiste e eles se entregam um ao outro.
As cenas estão previstas para irem ao ar a partir de sábado, dia 28. ‘Velho Chico’ é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, escrita por Edmara Barbosa e Bruno Luperi, com direção artística de Luiz Fernando Carvalho.